Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

28

mar
2024

Em Notícias

Chega ao fim a Iniciativa de Cooperação Triangular Estratégias Culturais para a Participação Cidadã 

Em 28, mar 2024 | Em Notícias |

No dia 26 de março, foi realizada a última atividade da Iniciativa de Cooperação Triangular “Estratégias Culturais Comunitárias para a Participação Cidadã”. Na ocasião participaram representantes da aliança: a Secretaria de Cultura, Recreação e Esportes de Bogotá, a Direção de Cultura de Guadalajara, a Secretaria de Cultura do Ministério de Capital Humano da Argentina, IberCultura Viva – Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), o Mestrado e Doutorado em Gestão Cultural da Universidade de Guadalajara (UDG Virtual), bem como diversas organizações culturais comunitárias em Guadalajara, Buenos Aires e Bogotá.

Durante esta atividade foi apresentado o “Modelo de orientação para a ação cultural com foco nos direitos humanos e na sustentabilidade”, produto final da iniciativa, que tem como entidades beneficiárias a Secretaria de Cultura, Recreação e Esportes de Bogotá e a Direção de Cultura de Guadalajara. Ambas municipalidades integram a Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais. 

José Luis Mariscal, gestor metodológico, comentou que para o processo de construção do Modelo Orientador foi necessário reconhecer, visibilizar e sistematizar os saberes dos/das agentes culturais comunitários e governamentais, e estabelecer um diálogo entre estes/as e os saberes acadêmicos sobre gestão cultural.

Para tal, foram realizadas várias atividades e aplicadas diversas ferramentas de pesquisa que permitiram sistematizar a informação para formalizar esses saberes num primeiro documento, onde foram apresentadas as principais ideias e orientações contextuais, conceituais e orientações práticas.

A partir disso, diversos agentes culturais participaram de sua revisão e aprimoramento, permitindo a convergência de diversas visões e vozes que lançaram as bases para um grande acordo coletivo sobre como orientar a ação cultural com foco nos direitos humanos e na sustentabilidade.

.

A iniciativa “Estratégias Culturais Comunitárias para a Participação Cidadã” foi financiada pelo programa Ventana Adelante 2 da União Europeia, envolvendo 6 entidades de 5 países ibero-americanos, que trabalharam em 2 workshops virtuais, 1 congresso, 3 seminários presenciais e 2 visitas de estudo, nas quais participaram mais de 260 pessoas.

Ao final desta etapa, Luisa Velásquez Santiago, responsável pela iniciativa, percebe os atuais cenários de mudança de governo em Bogotá (há alguns meses) e o de Guadalajara em um futuro próximo, como momentos cíclicos chave para a aplicação desta ferramenta. Isso envolve a criação de roteiros e o direcionamento de políticas culturais como propostas a serem implementadas nos planos distritais e municipais de cultura e nos planos de desenvolvimento de ambas as cidades, através de instrumentos de articulação e legado de transição governamental. Isso permitirá gerar políticas públicas sobre cultura que contribuam de forma intersetorial para os desafios de sustentabilidade e governança que as duas cidades partilham.

Na esfera social, segundo ela, este modelo servirá para reafirmar as organizações comunitárias como agentes de transformação, diversificar, melhorar as suas estratégias de trabalho e fortalecer as suas capacidades de defesa e inter-relação com o governo local para estabelecer agendas públicas partilhadas no setor cultural. 

.

Esta iniciativa é um exemplo de cooperação triangular multinível e multissetorial, em que governos locais e nacionais, universidades, organizações sociais e especialistas na área dos direitos culturais trabalharam juntos na sua construção. Portanto, a narrativa do processo é um exemplo por si só para difundir uma boa prática.

.

.

Leia também:

Bogotá e Guadalajara realizam novo intercâmbio no projeto Ventana Adelante 2023

Representantes de Guadalajara fazem visita de estudo à Argentina para conhecer o programa Pontos de Cultura

Começa em Barcelona a quarta atividade da iniciativa “Estratégias culturais para a participação cidadã”

Congresso de Cultura e Participação Comunitária: 3 dias de intercâmbios, reflexões e debates em Guadalajara

Tags | , ,