Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

04

out
2023

Em Notícias

Começa em Barcelona a quarta atividade da iniciativa “Estratégias culturais para a participação cidadã” 

Em 04, out 2023 | Em Notícias |

Começou nesta terça-feira, 3 de outubro, a visita de estudo a Barcelona (Espanha), quarta atividade da Iniciativa de Cooperação Triangular (TIC) “Estratégias Culturais para a Participação Cidadã”, que se realiza no âmbito da Janela Adelante 2023.

As entidades beneficiárias da iniciativa são a Secretaria de Cultura, Recreação e Esportes de Bogotá (Colômbia) e a Diretoria de Cultura de Guadalajara (México). Tanto Bogotá quanto Guadalajara são municípios membros da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais.

A primeira sessão em Barcelona foi liderada por Trànsit Projectes, com a participação de #Plantauno por Mario Hinojos e Ángel Mestres, diretor de Trànsit Projectes.

O objetivo desta visita é conhecer experiências de agentes culturais espanhóis sobre o trabalho em projetos relacionados com os eixos e áreas de conhecimento das TIC a serem incorporados no modelo a ser criado com base na dimensão que irá articular os campos da cultura e desenvolvimento sustentável.

Também procura comparar as experiências e realizações de agentes culturais europeus com as de participantes na visita de estudo para identificar visões e estratégias que possam ser apropriadas e adaptadas ao trabalho que realizam em Guadalajara e Bogotá.

Por parte do México, participam da visita José Luis Coronado, diretor de Cultura Guadalajara e Luisa Velasquez, coordenadora de Cultura Comunitária. Participam também Diego Benhabib, coordenador do programa de Pontos de Cultura da Argentina; Alexandre Santini, presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), vinculada ao Ministério da Cultura do Brasil, e Sara Díez, técnica do Espaço Cultural Ibero-Americano.

A FCRB e o Ministério da Cultura da Argentina (por meio da Secretaria de Gestão Cultural) são as entidades ofertantes da iniciativa, junto com a Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB)/ Programa IberCultura Viva. O projeto conta ainda com a colaboração do Mestrado e Doutorado em Gestão Cultural UDGVirtual (Universidade de Guadalajara).

Tags | , , , ,