Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Paraguai

O Paraguai foi um dos primeiros países que aderiram ao programa IberCultura Viva logo após sua criação, aprovada em outubro de 2013, na 23ª Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, na Cidade do Panamá. A Secretaria Nacional de Cultura (SNC) esteve presente nas reuniões do Conselho Intergovernamental de 2014 a 2016, ano em que o governo paraguaio deixou o programa. Ao longo de 2022, o Paraguai participou das atividades de IberCultura Viva como país convidado, e em março de 2023, oficializou sua reincorporação ao Conselho Intergovernamental. 

Esta reincorporação foi considerada como um passo importante tanto para a Secretaria Nacional de Cultura como para todo o setor cultural comunitário do país. Em 2020, o governo paraguaio retomou a formação de uma mesa técnica setorial de cultura viva comunitária, e em 2021 apresentou o programa Pontos de Cultura como uma das estratégias para a reativação do sector cultural, a fim de fortalecer e garantir a sustentabilidade de espaços e centros culturais comunitários. Uma primeira convocatória para Pontos de Cultura foi lançada no país em abril de 2021, ano em que foram selecionados 27 Pontos de Cultura. Outras chamadas foram apresentadas em abril de 2022 e em 2023. 

Em 2021, a Secretaria Nacional de Cultura também apoiou os “Intercâmbios de Saberes para a Gestão Cultural Comunitária”, organizados em Areguá por El Cántaro BioEscuela Popular, em aliança com o Centro Cultural de España Juan de Salazar. O evento foi declarado de interesse por IberCultura Viva e ajudou a motivar o convite para que o Paraguai voltasse ao programa. A segunda edição dos Intercâmbios de Saberes foi realizada ao longo de 2022.

.