Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

06

set
2023

Em Notícias

Congresso de Cultura e Participação Comunitária: 3 dias de intercâmbios, reflexões e debates em Guadalajara

Em 06, set 2023 | Em Notícias |

(Fotos: Cultura Guadalajara)

.

De 31 de agosto a 2 de setembro, a cidade de Guadalajara (Jalisco, México) acolheu o Congresso de Cultura e Participação Comunitária, no âmbito da Iniciativa de Cooperação Triangular “Estratégias culturais para a participação cidadã”.

Flor Minici, secretária técnica do IberCultura Viva, participou de algumas atividades realizadas no Edifício Arroniz: esteve na abertura, no encerramento e no conversatório “Cooperação cultural internacional para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, ao lado de Enrique Vargas, coordenador do Espaço Cultural Ibero-americano (SEGIB), que participou por videoconferência, e José Luis Coronado, diretor de Cultura de Guadalajara.

Outros conversatórios realizados durante os três dias do evento foram “Legislação e políticas culturais de base comunitária” e “Projetos culturais a partir do desenvolvimento sustentável” (este com a presença do argentino Eduardo Balán, de El Culebrón Timbal). Realizaram-se também sessões dos grupos de trabalho “Políticas e participação cidadã”, “Cultura e ambiente”, “Cultura e inclusão social” e “Sustentabilidade económica das organizações culturais comunitárias”.

Além disso, foram apresentados três painéis: “Ninguém fica para trás: Experiências de inclusão”, “O trabalho cultural não vive de aplausos: Experiências de sustentabilidade econômica” e “Somos cultura e somos natureza: Experiências de cultura ambiental e saberes agroecológicos”.

Nestes painéis foram partilhadas diversas experiências de inclusão cultural, desde abordagens éticas, de gênero, deficiência e diversidade, e modelos de gestão e processos de sustentabilidade económica de organizações culturais comunitárias, bem como iniciativas cidadãs e comunitárias ligadas à cultura ambiental desde a agroecologia como política e compromisso cultural.

No último dia, no sábado, foi realizada a conferência “Políticas Culturais para o Bem Viver”, ministrada pelo historiador e escritor Célio Turino, ex-secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura do Brasil e um dos idealizadores e principais promotores do programa Cultura Viva, que foi implementado no país em 2004 e tornou-se política de Estado em 2014, baseado nos Pontos de Cultura. 

Também participaram do congresso Alexandre Santini, presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa (uma das entidades ofertantes da iniciativa), e Viviana Ramírez, representando a Secretaria de Cultura, Recreação e Esporte de Bogotá (Colômbia), que é uma das entidades beneficiárias deste projeto, juntamente com a Diretoria de Cultura de Guadalajara. Tanto Bogotá como Guadalajara são municípios membros da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais.

Este congresso é uma das sete atividades programadas até março de 2024 no âmbito da iniciativa “Estratégias Culturais para a Participação Cidadã”, da Ventana 2023 de Cooperação Triangular União Europeia- América Latina e Caribe. Outras reuniões serão realizadas (virtualmente e/ou presencialmente) na Espanha, na Argentina, na Colômbia e no México.

A aliança tem como objetivo a construção de um modelo conjunto de desenho e aplicação de ação cultural com foco no desenvolvimento sustentável, nos direitos humanos e na participação social ativa, baseado nos conhecimentos e experiências das entidades ofertantes, na formação de agentes culturais e na sistematização de suas experiências culturais de trabalho.

As entidades ofertantes são o Ministério da Cultura da Argentina (através da Secretaria de Gestão Cultural), a Fundação Casa de Rui Barbosa (vinculada ao Ministério da Cultura do Brasil) e a Secretaria Geral Ibero-americana/ Programa IberCultura Viva. A iniciativa conta também com a colaboração do Mestrado e Doutorado em Gestão Cultural da UDGVirtual  (Universidade de Guadalajara).

Leia também:

Bogotá e Guadalajara iniciam um novo intercâmbio no âmbito da Ventana Adelante 2023