Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

28

jul
2023

Em Notícias

Bogotá e Guadalajara realizam novo intercâmbio no projeto Ventana Adelante 2023

Em 28, jul 2023 | Em Notícias |

Fotos: «Estrategias culturales comunitarias para los territorios», 2022 (Fuente: Adelante 2)

.

Neste sábado, 29 de julho, será promovida a primeira atividade da iniciativa “Estratégias Culturais para a Participação Cidadã”, que se realizará nos próximos meses no âmbito da Ventana Adelante 2023 de Cooperação Triangular União Europeia-América Latina e Caribe. As entidades beneficiárias da aliança são a Direção de Cultura de Guadalajara (México) e a Secretaria de Cultura, Lazer e Esporte de Bogotá (Colômbia), duas das integrantes da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais.

Ventana Adelante de Cooperação Triangular União Europeia-América Latina e Caribe 2021-2024 é um instrumento de cofinanciamento que visa mobilizar e canalizar recursos para associações ou alianças entre entidades da Europa e da América Latina e do Caribe que respondam à modalidade de Cooperação Triangular (*) e cujo objetivo final seja a consecução da Agenda 2030 e um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável.

No ano passado, na Ventana Adelante 2022, foi desenvolvida a primeira experiência de colaboração entre a Direção de Cultura de Guadalajara, a Secretaria de Cultura, Lazer e Esporte de Bogotá e o Instituto de Cooperação Internacional e Desenvolvimento Municipal (Incidem), que está em Madri e se dedica à cooperação internacional vinculando municípios.

Guadalajara foi a cidade beneficiária das “Estratégias Culturais Comunitárias para os Territórios”, recebendo apoio e capacitação em metodologias para a criação de políticas de base. A iniciativa de 2022 incluiu oficinas virtuais, seminários e uma visita a Espanha para estudo, beneficiando 170 profissionais das entidades e organizações sociais participantes.

Este ano, a iniciativa de cooperação que será desenvolvida no âmbito da Ventana Adelante 2023 tem como instituições ofertantes o Ministério da Cultura da Argentina(através da Secretaria de Gestão Cultural) e a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), vinculada ao Ministério da Cultura do Brasil. A Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB) aparece como segunda entidade ofertante do projeto.

As sete atividades que estão programadas para acontecer até março de 2024, virtualmente e presencialmente na Espanha, na Argentina, na Colômbia e no México, também contam com a colaboração do Mestrado e Doutorado em Gestão da Cultura da UDGVirtual (Universidade de Guadalajara).

Esta aliança tem como objetivo a construção de um modelo conjunto de concepção e aplicação de uma ação cultural com foco no desenvolvimento sustentável, nos direitos humanos e na participação social ativa a partir do conhecimento e das experiências das entidades ofertantes, da formação de agentes e agentes culturais e da sistematização de suas experiências de trabalho cultural.

O modelo será utilizado pelas entidades beneficiárias em duas esferas: governamental e comunitária. No âmbito governamental, será aplicado como um direcionamento de políticas culturais nos cenários de transição de governo, como propostas a serem implementadas nos planos de cultura e plano de desenvolvimento de Guadalajara e Bogotá em 2024. Isso possibilitará a criação de uma política pública de cultura que contribua intersetorialmente para os desafios de sustentabilidade e governança compartilhados pelas duas cidades.

No âmbito comunitário, ajudará as organizações comunitárias a se reafirmarem como agentes de transformação, diversificar e aprimorar suas estratégias de trabalho e fortalecer suas capacidades de incidência e inter-relação com o governo local para o estabelecimento de agendas públicas compartilhadas no setor cultural.

.

Atividades agendadas

As “Estratégias Culturais para a Participação Cidadã” que serão realizadas no âmbito da Ventana Adelante 2023 incluem sete atividades, entre seminários, congressos e visitas de estudo. A atividade inaugural, neste 29 de julho, girará em torno do tema “Marco contextual da iniciativa e ferramentas para sistematizar conhecimentos e experiências”, e será em formato híbrido, com toda a delegação de Guadalajara reunida presencialmente.

Este primeiro encontro pretende ser uma forma de identificar as pessoas que vão participar nas atividades, bem como os desafios, objetivos, metodologia, plano de trabalho e produtos resultantes da iniciativa. Em formato de oficina, será apresentado o instrumento de caracterização e coleta de conhecimento e aprendizagem com o qual trabalharão os participantes do processo, sua sistematização e organização da informação em diferentes momentos, e os produtos que serão criados com os conhecimentos gerados em cada atividade.

A segunda atividade será um seminário presencial no México, de 6 a 10 de agosto, um processo intensivo para 47 agentes socioculturais que serão capacitados como atores sociopolíticos de ação, defesa e incidência, principalmente no campo cultural para o desenvolvimento sustentável. O encontro será facilitado pelo Instituto Mexicano para o Desenvolvimento Comunitário (IMDEC), organização especializada em educação popular, defesa dos direitos humanos e fortalecimento de organizações e movimentos sociais. Esta formação será complementada por conferências com pessoas que são referências em cultura comunitária e incidência política em Bogotá, Costa Rica e Equador.

O Congresso Internacional de Cultura e Participação Cidadã, que será realizado no México de 31 de agosto a 2 de setembro, será a terceira atividade desta iniciativa de cooperação. Destinado principalmente a funcionários das entidades beneficiárias, o evento terá palestras e painéis focados em apresentar experiências comunitárias e institucionais de projetos e políticas participativas que tenham contribuído para o desenvolvimento sustentável. Também contará com mesas de trabalho intersetoriais que permitirão conhecer e analisar os problemas e necessidades da ação cultural para a identificação de propostas de solução por meio de políticas públicas e transformações institucionais para viabilizá-las.

A quarta atividade será uma visita de estudo a Barcelona (Espanha), de 15 a 22 de setembro, para conhecer as experiências de agentes culturais espanhóis em projetos relacionados aos eixos e áreas de conhecimento da iniciativa, e conhecer os componentes e recomendações da Estratégia Ibero-americana de Cultura e Desenvolvimento Sustentável da SEGIB e sua aplicação na política cultural local das entidades beneficiárias.

A quinta atividade consistirá em uma visita de estudo à Argentina, de 1 a 6 de novembro. Haverá sessões de oficinas e conversas no Ministério da Cultura da Nação, dirigidas principalmente a funcionários/as, sem excluir agentes comunitários/as. Também estão previstas visitas a três organizações culturais comunitárias como estudos de caso de seus modelos de gestão e incidência.

A sexta atividade será um seminário na Colômbia em fevereiro de 2024, realizado pela Fundação Casa de Rui Barbosa, em colaboração com universidades colombianas e a UDG Virtual. A partir dos aprendizados, insumos e sistematizações geradas ao longo da iniciativa, serão convocados espaços de trabalho intersetoriais para a análise e construção conjunta da proposta de “Modelo de orientação para o desenho e implementação de políticas culturais locais participativas com foco no desenvolvimento sustentável e direitos humanos”. As oficinas são para turmas acadêmicas e técnicas, abertas à participação cidadã.

A sétima atividade, prevista para março de 2024, será uma oficina virtual de encerramento, com retorno aos participantes e socialização do modelo orientador da cocriação. Também serão compartilhados os roteiros de aplicabilidade de cada entidade, bem como os posicionamentos e recomendações dos membros da aliança.

.

⇒Saiba mais sobre a iniciativa de Cooperação Triangular “Estratégias culturais comunitárias para os territórios”, de 2022https://www.adelante2.eu/es/iniciativas/itc-331-22/58

.

(*) Cooperação Triangular é uma modalidade horizontal focada em alianças, em que os conhecimentos e experiências complementares dos parceiros são utilizados para criar conjuntamente soluções para responder aos desafios do desenvolvimento. 

Tags | , , , ,