Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

22

set
2021

Em Notícias

“Xalapa Viva”: cinco encontros comunitários para compartilhar saberes e experiências 

Em 22, set 2021 | Em Notícias |

(Fotos: Cultura Xalapa)

.

O governo municipal de Xalapa (estado de Veracruz, México), que desde maio integra formalmente a Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais, deu início ao projeto “Xalapa Viva 2021, Encontros de Participação Comunitária”, no último sábado, dia 18 de setembro, na comunidade de San Antonio Paso del Toro.

A programação inclui oficinas, apresentações, mesas de diálogo para compartilhamento de saberes e atividades comunitárias com foco em direitos culturais, patrimônio, diversidade, planejamento urbano, educação e economia em torno da cultura e da participação democrática e inclusiva dos cidadãos nos processos de mudança.

“São cinco encontros que começam em San Antonio, uma comunidade simbólica e histórica, e até novembro passam por Chiltoyac, El Castillo e Molinos de San Roque. (…) Vamos encerrar as reuniões este ano em uma área simbólica e relevante para o município, o bairro El Moral, que fica dentro de uma Zona de Atenção Prioritária”, informou a vice-diretora de Juventude da cidade de Xalapa, María Fernanda Huerta Cornejo, na apresentação do projeto feita por videoconferência na sexta-feira, 17 de setembro.

Segundo Fernanda Huerta, para esses encontros foram considerados os trabalhos comunitários que vêm sendo desenvolvidos com organizações da sociedade civil e autoridades locais e que têm influenciado esses territórios com propostas de direitos culturais e promoção dos direitos humanos a partir da perspectiva de gênero e coesão social.

Essas ações buscam fortalecer a inclusão e o desenvolvimento de políticas culturais de base comunitária, promover a participação cidadã, ampliar a rede de colaboração entre cidadãos, organizações da sociedade civil e instituições governamentais, bem como disponibilizar os resultados dos encontros para uso e consulta dos governos que integram a Rede IberCultura Viva e das organizações da sociedade civil.

Durante a apresentação do projeto, Alejandra Padilla Pola, diretora de Promoção, Formação e Desenvolvimento da Direção-Geral de Vinculação Cultural da Secretaria de Cultura do México, destacou a importância cultural de Xalapa para o país. “Ficamos felizes que vocês estejam se juntando a este grande projeto de governança, em que a comunidade é partícipe. Vamos acompanhá-los nos encontros e apoiar essa grande plataforma de agentes culturais, espaços e práticas para desenvolver melhores políticas públicas em relação à diversidade cultural”, afirmou.

.

Rede de Cidades 

Em seguida, o secretário técnico do IberCultura Viva, Emiliano Fuentes Firmani, disse que isso “coroa um processo iniciado por Xalapa com a sua incorporação na Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais”. Além de explicar do que se trata o programa, essa “intenção de colaboração dos governos do Espaço Ibero-americano, que se propõem a fortalecer e promover a implementação de políticas culturais de base comunitária”, o secretário falou sobre a formação da rede, hoje integrada por 15 governos locais, e comentou a aprovação de seu Estatuto de Constituição durante o 2º Encontro de Cultura Viva Comunitária em Cidades e Governos Locais da América Latina, realizado em julho no município de Zapopan (México).

No âmbito deste encontro em Zapopan, que acabou por inspirar o projeto Xalapa Viva, foram também constituídas as Comissões de Formação, Sistematização e Comunicação, que estão definindo o plano de trabalho da Rede de Cidades e Governos Locais para o período de 2021-2022. “‘Xalapa Viva’ será um capítulo importante neste plano, porque a rede terá duas sessões dentro da programação do evento para definir a proposta que fará ao Conselho Intergovernamental para as ações de 2021-2022”, disse Fuentes Firmani . Os encontros da rede durante o evento estão previstos para novembro.

A apresentação de “Xalapa Viva” contou ainda com a participação do diretor de Desenvolvimento Social do município, Sergio Téllez Galván, e do chefe do Departamento de Difusão e Promoção da Cultura, Sylvio Letort Hernández, que se encarregou de moderar o encontro. Sergio Téllez afirmou estar muito entusiasmado com a ideia de colaborar com a rede e sublinhou que “o que mais alimenta a colaboração é o grande número de ideias e iniciativas para enfrentar problemas comuns, a criatividade para lidar com problemas”. “Quando existe essa vontade de colaborar em rede, é o melhor. Não há experiências melhores do que a colaboração”, reforçou o diretor. 

.

Encontros comunitários

No primeiro encontro de participação comunitária, no sábado 18, houve atividades comunitárias de futebol, leitura do livro “Brevedades literarias” com a participação de autores locais, mesas de diálogo, elaboração de mural, apresentação musical e um passeio pela Fazenda Antiga de San Antonio, que reuniu pessoas de todas as idades.

.

Para o segundo encontro, no dia 25, na congregação de El Castillo, estão previstas apresentações de dança aérea e do mural comunitário, mesas de diálogo sobre patrimônio natural (defesa da água), economia solidária (produção local) e patrimônio cultural e histórico (usos e costumes de El Castillo), além de exposição de artesanato e produtos locais. Também estão programadas uma leitura de “Brevedades literarias” com autores locais, a apresentação de um monólogo teatral e o bate-papo “Entrxmada: Linguagens artísticos e pedagogias libertadoras” e uma jornada de Telar. Registro Nacional de Espaços, Práticas e Agentes Culturais,  a cargo da Direção Geral de Vinculação Cultural.

.

Fonte: Ayuntamiento de Xalapa

.

Confira o vídeo de apresentação do projeto:

https://www.facebook.com/CulturaXalapa/videos/633204387673188

Tags | , , ,