Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

30

jun
2023

Em Notícias

Três municípios se incorporam à Rede de Cidades e Governos Locais: Alto Biobío, Cauquenes e Curridabat

Em 30, jun 2023 | Em Notícias |

(Fotos: Municipalidad de Cauquenes)

.

A Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais conta com três novos membros: as Municipalidades de Alto Biobío e Cauquenes (Chile) e Curridabat (Costa Rica). As cartas de aceitação dos pedidos de adesão foram enviadas esta semana por Esther Hernández Torres, diretora geral de Articulação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do México e presidenta do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva. Com o ingresso dessas três cidades, a rede passa a contar com um total de 33 municípios, províncias e estados que formalizaram sua participação desde 2019.

No pedido de incorporação do Município de Alto Biobío (provincia de Biobío), enviado ao IberCultura Viva pelo prefeito Victor Rosas Salazar, foi informado que a Unidade de Cultura e Comunicação será responsável por fazer as contribuições necessárias e que Luis Fernando Acuña Cárcamo, jornalista e gestor cultural, será o representante do governo local na rede.

No caso de Cauquenes (província de Cauquenes), a prefeita Nery Cristina Rodríguez Domínguez anunciou o Departamento de Cultura como responsável, e Caterine Yearitza Nuñez Castillo como a pessoa designada para ser a representante do governo local na rede.

Na carta de intenções de adesão ao programa, a Prefeitura de Cauquenes também se comprometeu a levar adianta algumas atividades de articulação com o IberCultura Viva, como o intercâmbio para o fortalecimento de políticas entre funcionários e técnicos; a realização de reuniões de rede; publicações e produções audiovisuais; a criação de políticas públicas locais em benefício das organizações culturais comunitárias, além de promover a articulação da rede de organizações culturais comunitárias do município.

Em 2022, nove municípios chilenos aderiram à Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais: Concepción, Lonquimay, Quilaco, Valparaíso, San Felipe, Puqueldón, Hualaihué, La Unión e Puerto Saavedra. Com San Pedro de la Paz, uma das primeiras a participar oficialmente desta instância (desde o lançamento da rede, em 2019), e agora com Cauquenes e Alto Biobío, o Chile chega a um total de 12 membros na rede. É o país com o maior número de cidades associadas.

Feria Pewenche en la reserva nacional Ralco (Foto: Municipalidad de Alto Biobío)

.

A Costa Rica, por sua vez, conta agora com seu segundo representante na rede: a Municipalidade de Curridabat (província de San José). O município costarriquenho, que se une ao cantão de Alajuelita, estará vinculado à rede por meio da Direção de Desenvolvimento Humano Integral e será representado pela gestora sociocultural Silvia Pereira Rivera.

A Prefeitura de Curridabat, como esclareceu o prefeito Jimmy Cruz Jiménez em seu pedido de incorporação à rede, prevê trabalhar nas seguintes metas este ano: 1) Elaboração do inventário cultural do patrimônio material e imaterial de Curridabat, para ter uma radiografia cultural detalhada e completa do cantão, e 2) Acompanhamento na reativação da Rede de Cultura Curridabat (o espaço foi criado em 2019, mas teve um hiato de dois anos e meio em decorrência da pandemia).

Red de Cultura Curridabat

Saiba mais sobre a Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais

Tags | ,