Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

03

nov
2022

Em Notícias

Termina o 5º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária

Em 03, nov 2022 | Em Notícias |

Após oito dias de debates, feiras, rituais, cortejos, apresentações artísticas, visitas a comunidades e sítios arqueológicos, o 5º Congresso Latino-americano de Cultura Comunitária Viva terminou neste sábado, 15 de outubro, com uma assembleia no Auditório Municipal de Huancayo, onde foram apresentadas as principais conclusões dos 10 círculos da palavra e as delegações do México e da Colômbia anunciaram que sediarão as próximas edições: México em 2024, Colômbia em 2026.

Outro acordo que saiu da assembleia foi nomear como “Equipe de Acompanhamento Continental” o grupo que reúne porta-vozes dos processos nacionais de cultura viva comunitária (o que já foi chamado de Conselho Latino-americano de CVC). 

Ao passar o bastão para a delegação mexicana, o Grupo Impulsor do 5º Congresso convidou ao palco um representante de cada país que havia realizado o congresso anteriormente (Bolívia, El Salvador, Equador e Argentina) para encerrar o encontro em clima festivo (“Viva! Viva a cultura viva para a América Latina!), com a alegria que é habitual neste movimento continental que completa 10 anos em 2023.

O 5º Congresso Latino-americano de CVC foi realizado de forma itinerante, de 8 a 15 de outubro, com atividades em Lima (Lima Centro e nos distritos de Ate e San Juan de Lurigancho) e Junín (Huancayo), sob o lema “Tecendo esperança e solidariedade para o bem viver”. Das 580 pessoas inscritas, cerca de 450 participaram da caravana que partiu de Lima com destino a Huancayo, em uma viagem de mais de 8 horas.

Diferentemente das edições anteriores, em que o IberCultura Viva participou do congresso com uma programação paralela, com reuniões do Conselho Intergovernamental e Encontros de Redes, este ano o programa esteve presente numa série de atividades, desde a abertura do evento, no Ministério da Cultura, até o fechamento, no Auditório Municipal de Huancayo.

Tags | ,