Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

07

out
2022

Em Notícias

Seis membros do GT de Sistematização participarão do 5º Congresso Latino-americano de CVC 

Em 07, out 2022 | Em Notícias |

O Grupo de Trabalho de Sistematização IberCultura Viva estará presente no 5º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, que será realizado de 8 a 15 de outubro no Peru. Seis integrantes do GT viajarão a Lima com o apoio do programa: Francisca Jara (Chile), Inés Lasida (Uruguai), Nicolás Lozano (Colômbia), Daniel Zas (Argentina), Rocío Orozco (México) e Valéria Graziano (Brasil). 

A participação do GT de Sistematização no congressos se dará nos Círculos da palavra “Legislação e políticas públicas” e “Educação popular e criativa”, além de outros espaços de intercâmbio de saberes e tomada de decisões.

A intenção é construir de forma colaborativa espaços de encontro e troca de conhecimentos e experiências entre o movimento de CVC, gestores/as culturais, membros da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais e o GT de Sistematização, a fim de compartilhar as diferentes perspectivas, identificar boas práticas e construir e projetar estratégias e linhas de ação comuns para a governança participativa e comunitária.

Os membros do GT pretendem sistematizar as considerações, os pontos de tensão e os acordos que surgem no 5º Congresso, sobre a relação entre Estados, academia e organizações culturais comunitárias, em torno do propósito de construir políticas culturais de base comunitária. Também está prevista a sistematização de diagnósticos, modos de tomada de decisão, metas estabelecidas e responsabilidades assumidas dentro do Círculo da palavra “Legislação e políticas públicas”, bem como as expectativas e experiências dos participantes. 

O grupo também pretende apoiar a sistematização da metodologia do encontro, em particular a avaliação baseada no alcance dos objetivos e sua capacidade de negociar e gerar acordos. Com essa participação, espera-se a elaboração de um documento, incluindo um glossário acordado, que sistematize a troca de conhecimentos realizada no 5º Congresso Latino-Americano para compartilhar com o movimento CVC, com o GT e com o programa, com diretrizes de ação conjunta e a projeção de um plano de trabalho.

.

Sobre o GT

O Grupo de Trabalho de Sistematização e Difusão de Práticas e Metodologias de Políticas Culturais de Base Comunitária (GT de Sistematização) surge de uma convocatória do programa IberCultura Viva dirigida a pessoas vinculadas a instituições de ensino dos países membros (universidades, centros de pesquisa ou formação, institutos ou similares), dedicadas à pesquisa de políticas culturais de base comunitária ou projetos de extensão cultural voltados para a comunidade.

As inscrições aceitas foram aquelas correspondentes a pessoas que realizam atividades de pesquisa, ensino e/ou extensão ou vínculos culturais em instituições de ensino e instituições culturais públicas. Os membros do grupo têm cargo honorário, sem receber remuneração por tal participação.