Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

25

maio
2022

Em Notícias

Secretaria de Cultura do México lança edital para apoiar arquivos e museus comunitários

Em 25, maio 2022 | Em Notícias |

A convocatória “Memórias Vivas: Apoio à gestão e promoção de arquivos e museus comunitários 2022”, lançada nesta terça-feira, 24 de maio, pela Secretaria de Cultura do Governo do México, tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de repositórios que promovam e divulguem a diversidade cultural e a memória local das comunidades do país. As inscrições estarão abertas até o dia 14 de junho.

Podem participar organizações culturais comunitárias, como coletivos, cooperativas e grupos legalmente constituídos ou não, que realizem atividades culturais, educativas e de comunicação em benefício de povos, grupos e comunidades com acesso reduzido a serviços e bens culturais.

As organizações culturais comunitárias que queiram participar devem apresentar um projeto de gestão ou promoção de arquivos ou museus comunitários, em um dos seguintes eixos temáticos: gênero e diversidade sexual, memória e identidade, não discriminação e diversidades socioculturais, patrimônio biocultural e práticas culturais e expressões culturais.

O projeto também deve contemplar uma proposta curatorial sobre os resultados e experiências do processo, a ser apresentada em um espaço destinado para isso dentro do Bosque de Chapultepec ou em outros espaços da Secretaria de Cultura. 

Serão concedidos até 32 prêmios de 125 mil pesos mexicanos pela execução do projeto proposto. O recurso financeiro será utilizado para cobrir despesas de apoio aos participantes, equipamentos, materiais e insumos, divulgação e operação dos espaços de atendimento ao cliente, de acordo com as necessidades do projeto.

Esta convocatória é uma iniciativa da Direção Geral de Vinculação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do México, em parceria com a Secretaria de Cultura da Cidade do México e no âmbito do projeto Chapultepec, Natureza e Cultura. Todas as organizações culturais comunitárias interessadas em participar devem estar cadastradas no Telar, o Cadastro Nacional de Espaços, Práticas e Agentes Culturais.

.

Confira o regulamento: https://memoriasvivas.cultura.gob.mx

Consultas: memoriasvivas.dgvc@cultura.gob.mx 

.

Tags | , ,