Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

28

fev
2024

Em Notícias

Secretaria da Cultura do México lança convocatória para o Programa de Apoio às Culturas Municipais e Comunitárias 2024

Em 28, fev 2024 | Em Notícias |

A Secretaria de Cultura do Governo do México, por meio da Direção Geral de Culturas Populares, Indígenas e Urbanas, lançou no dia 23 de fevereiro a convocatória do Programa de Apoio às Culturas Municipais e Comunitárias (PACMyC). As inscrições estarão abertas até 22 de maio.

A iniciativa é dirigida a pessoas portadoras de cultura popular que residem em áreas rurais, urbanas ou mistas do México e que, de forma coletiva, tenham interesse em desenvolver um projeto cultural comunitário.

Os projetos devem ser apresentados por grupos sociais informais (não constituídos legalmente) compostos por pelo menos cinco pessoas maiores de 18 anos que residam e sejam reconhecidos na localidade em que desejam atuar.

O PACMyC pretende contribuir para o desenvolvimento da diversidade cultural através do financiamento de projetos culturais comunitários que estimulem as atividades locais, a criatividade, a autogestão e os processos de pesquisa.

As propostas poderão ter como objetivo a identificação, documentação, registro, recuperação, transmissão, preservação, promoção ou difusão da cultura em uma das seguintes áreas: a) Línguas nacionais (68 línguas indígenas e espanhol); b) Arte popular tradicional e contemporânea; c) Práticas sociais, rituais e eventos festivos; d) Conhecimentos e usos relativos à natureza e ao universo; e) Sistemas de normas de convivência social; f) Cultura de paz.

O tempo de desenvolvimento do projeto cultural comunitário poderá ser de até um ano a partir da entrega do recurso. O concurso inclui apoio à aquisição de instrumentos musicais, mobiliário, máquinas, equipamentos eletrônicos, fotográficos, informáticos, de áudio ou vídeo, ou à produção de áudio, vídeo, fotografias, edições de livros, brochuras, jornais, revistas e sites, entre outros.

O PACMyC opera de forma descentralizada. Cada ente federal possui uma Comissão de Planejamento e Apoio à Criação Popular (Cacrep), formada por representantes das autoridades culturais locais e federais e pessoas da sociedade civil, acadêmicos/as, criadores/as e produtores/as independentes.

.

⇒Confira o regulamento: https://bit.ly/PACMyC2024

Tags |