Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

EDITAIS

22

mar
2019

Em EDITAIS
Notícias

Rumo à Argentina: 67 candidaturas foram habilitadas no Edital de Mobilidade 2019

Em 22, mar 2019 | Em EDITAIS, Notícias |

Representantes de organizações culturais comunitárias de todos os países membros de IberCultura Viva se inscreveram no Edital de Mobilidade 2019, que concederá passagens aéreas para participantes do 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, marcado para 10 a 18 de maio na Argentina.

Do total de 75 inscritos, foram habilitadas 67 candidaturas. Peru foi o país com o maior número de postulações habilitadas (15), seguido de Brasil (10), Costa Rica (10), Chile (8), México (7), Guatemala (6),  Argentina (2), Equador (2), El Salvador (2), Espanha (2), Uruguai (2) e Cuba (país convidado, 1).

O prazo para apresentação de recursos terminou na segunda-feira, 25 de março. Oito pessoas tiveram seus recursos aceitos pela Unidade Técnica do IberCultura Viva e seus nomes foram incluídos na lista definitiva de candidaturas habilitadas. Entre os motivos que haviam sido citados para a inabilitação, estavam a falta de arquivos referentes a currículo, cópia de passaporte, certificado de pessoa jurídica ou certificados que acreditassem a participação da pessoa candidata em instâncias de articulação de redes e circuitos de organizações culturais comunitárias.

Também houve problemas com o envio de carta aval, que deveria ser emitida conforme os critérios estipulados por cada país. No caso do Equador, por exemplo, a pessoa postulante deveria estar inscrita e verificada no Registro Único de Artistas e Gestores Culturais (RUAC). No caso do Brasil, os participantes deveriam ser representantes de organizações ou coletivos reconhecidos como Ponto ou Pontão de Cultura pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania, e apresentar o certificado de Ponto de Cultura emitido pela plataforma Rede Cultura Viva.

 

Segunda etapa

As pessoas com candidaturas habilitadas passarão para a segunda etapa de avaliação do edital. Nesta terça-feira (26/03), a Unidade Técnica do programa enviará ao Conselho Intergovernamental (formado pelos representantes dos países membros do IberCultura Viva) as postulações habilitadas correspondentes a cada um de seus países e as respectivas fichas de avaliação. A avaliação e a seleção final serão de responsabilidade do Conselho Intergovernamental.

Entre os critérios que serão levados em conta para a avaliação estão a trajetória da organização em ações culturais comunitárias, a experiência em processos de articulação de redes comunitárias, e o perfil da pessoa candidata. Pelo menos 50% das pessoas selecionadas deverão ser mulheres. As pessoas candidatas pertencentes a povos indígenas e/ou que se declarem afrodescendentes terão dois pontos extras, assim como aquelas que tenham entre 18 e 29 anos de idade.

 

O edital

O Edital de Mobilidade tem como objetivo apoiar a participação de representantes de organizações culturais comunitárias e/ou povos indígenas no 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, que se realizará em formato de caravana na Argentina, passando por Mendoza, Córdoba, Entre Ríos e Buenos Aires. As inscrições estiveram abertas na plataforma Mapa IberCultura Viva entre 20 de fevereiro e 15 de março de 2019.

Os ganhadores receberão passagens aéreas, seguro de viagem e a inscrição do congresso. O programa IberCultura Viva não se responsabilizará por hospedagem, traslados internos e alimentação. Essas prestações estarão a cargo dos organizadores da caravana.

O valor total destinado ao edital é de US$ 35 mil. A quantidade de pessoas selecionadas dependerá do valor das passagens aéreas.

 

(* Texto atualizado em 26 de março de 2019)

 

Confira a lista de habilitados e não habilitados do edital:

Informação aos Interessados II – Etapa de Habilitação – Edital de Mobilidade IberCultura Viva 2019 – Lista definitiva

Informação aos Interessados I – Etapa de Habilitação – Edital de Mobilidade IberCultura Viva 2019

 

Saiba mais sobre o congresso: https://culturavivacomunitaria.com.ar/

 

Tags | , , , , ,