Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

03

jul
2020

Em Notícias

Ministério de Cultura do Peru lança 8 linhas de apoio para organizações e trabalhadores do setor

Em 03, jul 2020 | Em Notícias |

A partir de segunda-feira 6 de julho, o Ministério de Cultura do Peru abre diversas linhas de apoio financeiro dirigidas a trabalhadores/as e organizações culturais do país, assim como portadores/as do patrimônio imaterial. O objetivo central é evitar a ruptura da cadeia de pagamentos e mitigar o impacto produzido pela suspensão ou cancelamento de atividades culturais no contexto da emergência sanitária pela Covid-19.  

Serão abertas oito linhas, divididas em dois campos (”Indústrias Culturais e Artes” e “Patrimônio Cultural Imaterial”), com diferentes modalidades de apoio e datas de postulação, a partir dos dias 6, 13 e 20 de julho. Estes apoios se realizam mediante o Decreto de Urgência N° 058-2020, que designa 50 milhões de soles (cerca de 14,2 milhões de dólares) para mitigar os efeitos socioeconômicos da pandemia no setor cultural.

No site https://apoyoscovid19.cultura.gob.pe estão publicados os regulamentos das oito linhas de apoio. No campo das indústrias culturais e artes se encontram as linhas para o sustento do trabalhador cultural independente através de organizações culturais; a manutenção de organizações e espaços culturais; o redesenho de feiras, festivais e festividades; e o restabelecimento da oferta de bens, serviços e atividades culturais.

No campo do patrimônio imaterial, as linhas são para a execução de iniciativas coletivas para o fortalecimento da memória comunitária, para a obtenção de recursos materiais para a realização de práticas do patrimônio cultural imaterial, para promoção e difusão de arte tradicional em plataformas digitais ou redes sociais, e para a criação e promoção de conteúdos audiovisuais de dança e música tradicional.

A linha 1, por exemplo, tem como objetivo contribuir para a identificação e a continuidade de expressões do patrimônio cultural imaterial que fazem parte da memória comunitária e cuja manifestação e transmissão se viu afetada devido à pandemia da Covid-19. As postulações estarão abertas a partir de 13 de julho, e os apoios serão de 4 mil soles (cerca de 1,1 mil dólares), 6 mil soles (1,7 mil dólares) ou 10 mil soles (2,8 mil dólares), conforme a modalidade. 

Esta linha conta com modalidades de apoio econômico tanto para a elaboração de narrações orais coletivas em áudio como de depoimentos ou histórias escritas de portadores de trabalho destacado. Também serão concedidos apoios para criações audiovisuais sobre manifestações do patrimônio cultural imaterial; para tradições orais ilustradas e escritas; para monografias, estudos ou resenhas, e para propostas para comunicação e promoção de manifestações do patrimônio imaterial através de meios virtuais. 

 

Consultas: consultasdgia@cultura.gob.pe (Indústrias Culturais e Artes) e consultasdgpc@cultura.gob.pe (Patrimônio Cultural Imaterial)

 

Fonte: Ministerio de Cultura del Perú

Tags | , ,