Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

28

fev
2022

Em Notícias

Ministério da Cultura da Colômbia apresenta o Plano Decenal para Línguas Nativas

Em 28, fev 2022 | Em Notícias |

Nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, Dia Internacional das Línguas Indígenas, o Ministério da Cultura colombiano lançou o Plano Decenal das Línguas Nativas, instrumento que visa proteger e evitar a extinção de 65 línguas indígenas, duas crioulas (palenquera e creole) e o romani falado pelo povo cigano (ou rom).

O evento de lançamento, realizado no Teatro Colón de Bogotá com transmissão ao vivo, contou com a presença da ministra da Cultura, Angélica María Mayolo Obregón; do diretor de Populações do Ministério da Cultura, Luis Alberto Sevillano, e de representantes dos povos indígenas, comunidades negras, raizales e palenqueras. 

O Plano Decenal de Línguas Nativas da Colômbia está em conformidade com a Lei 1381 de 2010, que o torna um mecanismo que integra e prioriza as medidas apresentadas nos planos de salvaguarda linguística, ao mesmo tempo em que amplia as oportunidades e estratégias de recuperação e fortalecimento cultural.

Segundo a ministra Angélica María Mayolo Obregón, há mais de 12 anos as comunidades indígenas, afrodescendentes e ciganas esperavam por este plano: “Na Colômbia há 68 línguas nativas, 65 indígenas, 2 crioulas – o crioulo falado em San Andrés, Providencia e Santa Catalina, o ri palenque, falado em San Basilio de Palenque, Cartagena e Barranquilla – e a língua romaní do povo cigano. Soma-se a isso a língua de sinais colombiana, que faz parte da diversidade linguística e cultural de nosso território, caracterizada por ser visual, gestual e espacial. Por isso é de vital importância proteger a todo custo esse patrimônio inestimável de nossa nação”.

Para o diretor de Populações do Ministério da Cultura, Luis Alberto Sevillano, o Plano Decenal de Línguas Nativas é uma contribuição gigantesca para o país, pois promove e fortalece o uso e a proteção da diversidade de línguas na Colômbia. “É uma ferramenta fundamental e eficaz para a implementação participativa de políticas públicas, com a qual é possível atingir os objetivos de revitalizar e fortalecer as línguas nativas das etnias da Colômbia, como patrimônio imaterial e como parte substancial da diversidade étnica e cultural da nação colombiana”, afirma.

A data

O Dia das Línguas Nativas foi instituído na Colômbia com a promulgação da Lei 1381 de 2010, que declarou 21 de fevereiro como a data em que destaca a importância da riqueza linguística e cultural da nação. Esta data junta-se à celebração do Dia Internacional da Língua Materna proclamado pela UNESCO em 1999.

O Dia Internacional das Línguas Maternas e Dia Nacional das Línguas Nativas procura também “promover o multilinguismo para a inclusão na educação e na sociedade”, reconhecendo que as línguas e o multilinguismo promovem a inclusão. Além disso, os direitos linguísticos dos povos promovem o reconhecimento, a proteção e o incentivo ao uso das línguas em diferentes ambientes, incluindo o lar, a escola e as comunidades, especificamente no âmbito latino-americano.

Tags | ,