Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

05

mar
2022

Em Notícias

GT de Sistematização se reúne para apresentar avanços sobre programação de seminários e definição de público

Em 05, mar 2022 | Em Notícias |

Os seminários do Grupo de Trabalho de Sistematização e Divulgação de Práticas e Metodologias de Políticas Culturais de Base Comunitária (GT de Sistematização) terão duração de duas horas, serão realizados pela plataforma Zoom (no perfil de IberCultura Viva) e contarão com três expositores e cinco sistematizadores. O primeiro seminário se dará entre a segunda quinzena de abril e a primeira semana de maio. Outros quatro serão realizados com intervalos de no máximo seis semanas. 

Esses foram alguns dos acordos da reunião virtual que foi realizada nesta quinta-feira, 3 de março, por videoconferência. No encontro participaram 18 integrantes do GT de Sistematização, além da equipe da Unidade Técnica IberCultura Viva.

A ideia é que todos os integrantes do GT (são 58 no total) participem dos cinco seminários que serão realizados este ano. O primeiro terá como tema geral “Culturas e Diversidades Comunitárias” e como subtemas “Gênero, diversidade e cultura comunitária” e “Infâncias e juventudes”. O segundo seminário será “Políticas públicas de base comunitária” e o terceiro, “Gestão cultural comunitária”, com os subtemas “Governança cultural comunitária”, “Economia social” e “Bem viver e Saúde comunitária”, com subtema “Memórias e museus comunitários”.  

Durante a reunião, comentou-se a possibilidade de que alguns dos materiais sejam compartilhados com quem tiver interesse nesses debates, talvez por meio de vídeos no canal IberCultura Viva no YouTube, já que inicialmente essas reuniões são pensadas como atividades fechadas, para discussões internas dos membros do grupo de trabalho. Mencionou-se também que a incorporação de outras pessoas ao grupo não deve ser por meio de nova convocatória pública, e sim por convites a pessoas que já trabalham com o tema e que atendam aos mesmos requisitos de ingresso daqueles que fazem parte do GT desde o início. 

Para a próxima reunião, a Comissão de Fomento à Pesquisa deve enviar uma proposta para utilizar os recursos disponíveis e estimular a produção de trabalhos teóricos em torno da Mondiacult, a Conferência Mundial de Políticas Culturais, que será realizada no México em setembro.

Tags |