Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

EDITAIS

04

set
2020

Em EDITAIS
Notícias

Inscrições abertas para o conversatório “Participação social e cooperação cultural”

Em 04, set 2020 | Em EDITAIS, Notícias |

Além dos conversatórios temáticos programados para o 4º Encontro de Redes IberCultura Viva, um grupo de trabalho especial será selecionado por meio de convocatória para o conversatório “Participação social e cooperação cultural”, coordenado pela equipe do programa Cultura Comunitária da Secretaria de Cultura do Governo de México. As inscrições para participar deste grupo estarão abertas entre os dias 4 e 14 de setembro no Mapa IberCultura Viva.

A intenção é que as pessoas participantes das três sessões do conversatório “Participação social e cooperação cultural”, programadas para os dias 25 de setembro, 2 e 9 de outubro, possam reflexionar sobre o trabalho do programa IberCultura Viva, num processo colaborativo para a construção do Plano Estratégico Trienal (PET) 2021-2023. 

 

Conversas

As conversas terão as seguintes temáticas: “Políticas culturais de base comunitária para a pós-pandemia” (25 de setembro); “Mecanismos, propostas metodológicas e caminhos de participação” (2 de outubro), y “Brecha digital e cultura comunitária” (9 de outubro). 

As sessões se realizarão na modalidade virtual, via Zoom, e terão transmissão ao vivo por YouTube e Facebook, a partir das 12:00 no horário do México (14:00 no Brasil). Os encontros também poderão ser acompanhados através da página web https://encuentroderedes.org/.

 

Inscrições

Serão selecionadas para o GT de Participação Social até 132 pessoas integrantes de organizações culturais comunitárias (OCC) dos 11 países membros de IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru e Uruguai. Cada uma das sessões poderá incorporar até 44 representantes, sendo 12 pessoas por país membro (será levada em conta a ordem de chegada das inscrições). 

Cada pessoa pode se inscrever para uma mesa do conversatório, e só poderá se inscrever uma pessoa por OCC. A seleção final deverá refletir diversidade territorial e regional priorizando a participação de OCC de diferentes regiões de cada país, com um mínimo de 50% de mulheres (mínimo 22 mulheres, 2 por país); 30% de pessoas afrodescendentes e indígenas, e 10% de pessoas da comunidade LGBTQ (4 por conversatório).

As pessoas postulantes devem ser membros de organizações culturais de base comunitária ou de povos originários, com ou sem personalidade jurídica. Espera-se ter 30% de OCC que participem em representação de uma rede nacional ou subnacional (13 por conversatório, 1 por país); 30% de OCC com mais de 5 anos de funcionamento (13 por conversatório, 1 por país), e 30 % de OCC que tenham tido alguma articulação com o programa (13 por conversatório, 1 por país). 

 

Mapeamento

Durante o conversatório serão realizadas de maneira simultânea três WikiSprint-Mapeo de experiências e saberes comunitários. Ao momento de iniciar-se as conversas, abre-se um chat mediante # em redes e um formulário para ingressar os seguintes dados, unicamente durante a realização do conversatório: nome da organização; breve descrição de atividades; país e localidade; aporte ou comentário ao tema #. Poderão participar do Mapeamento de Iniciativas WikiSprint todas as pessoas interessadas dos 11 países membros do programa, sem número de vagas limitado.

 

Sobre a plataforma

Para se inscrever no conversatório “Participação social e cooperação cultural” é necessário registrar-se primeiro como agente cultural no Mapa IberCultura Viva. Esta plataforma livre, gratuita e colaborativa permite o registro de dois tipos de agentes: individual e coletivo. Por agentes individuais compreendemos as pessoas físicas, e por agentes coletivos, as organizações culturais comunitárias, entidades, povos originários, coletivos, agrupações e instituições. No caso desta convocatória, é obrigatório registrar o perfil de agente individual (a pessoa física que será responsável pela inscrição). 

Uma vez concluído o perfil de agente, deve-se clicar em “Convocatórias” (na parte superior da tela) e buscar o arquivo que aparece com o título “Convocatória para integração do Grupo de Trabalho de Participação Social e Cooperação Cultural” para iniciar a inscrição. Aqui está um instrutivo sobre o registro na plataforma: https://bit.ly/34x4Y00

 

Confira o regulamento: https://bit.ly/31VSDkl

Inscrições: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/154/

Consultas: programa@iberculturaviva.org

 

Leia também:

Os conversatórios do 4º Encontro de Redes: um espaço para a construção participativa

 

Tags | ,