Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

26

maio
2020

Em Notícias

Governo de Zapopan abre o registro de organizações culturais comunitárias e aliados de Pontos de Cultura

Em 26, maio 2020 | Em Notícias |

O programa Zapopan Comunitária, da Direção de Cultura do Governo de Zapopan (Jalisco, México), lançou o registro de organizações e agrupações culturais comunitárias e o registro de agentes aliados de Pontos de Cultura. A iniciativa tem como objetivo identificar, reconhecer, fortalecer e propiciar a articulação em rede das organizações sociais que mantêm um trabalho contínuo a partir da arte e das culturas, buscando atender necessidades locais (como a melhora da educação, da saúde e da segurança) e fomentar processos de desenvolvimento individual e comunitário. 

A organização, coletivo ou agrupação cultural comunitária inscrita como Ponto de Cultura no programa Zapopan Comunitária será colaboradora do governo municipal e de outras organizações para contribuir para o desenvolvimento de sua comunidade e vincular-se em rede com outros Pontos de Cultura. Além do reconhecimento oficial, os Pontos de Cultura contarão com benefícios como cobertura e difusão de suas atividades através dos meios à disposição de Zapopan Comunitária, e capacitação permanente para elevar as habilidades de gestão, ação, sistematização e comunicação, buscando ampliar seu impacto nos cidadãos e sustentabilidade a longo prazo.

Podem registrar-se as organizações, associações, coletivos, agrupações e iniciativas culturais ou de vizinhos, sem fins lucrativos (com ou sem personalidade jurídica), com ao menos dois anos de trabalho contínuo e comprovável, formadas por pelo menos três membros que trabalhem em sua comunidade desde as artes e as culturas de maneira constante em atividades que: 

  • Contribuem para a recuperação e o fortalecimento da vida e relações comunitárias. 
  • Contribuem para o resgate, proteção, uso e expansão dos saberes ancestrais, tradições, identidade cultural e memória de povos originários, camponeses, indígenas e populações afro-mexicanas. 
  • Incentivam a apropriação do espaço público e do patrimônio cultural.
  • Promovem o respeito à diversidade de identidades e o reconhecimento de direitos de populações e/ou grupos historicamente discriminados. 
  • Atendem a populações em condições de vulnerabilidade social. 
  • Fortalecem as experiências de trabalho em rede e ação colaborativa que buscam o fortalecimento de movimentos cidadãos, incidência e construção de políticas públicas culturais que aportam ao desenvolvimento social. 

Caso a organização não esteja situada em Zapopan ou não conte com pelo menos 50% dos integrantes vivendo no município, pode registrar-se como “aliado” e assim obter alguns dos benefícios das atividades de formação teórica e metodológica para o trabalho comunitário. O registro será permanente, realizado de maneira virtual, ou de forma presencial (uma vez terminada a quarentena) no escritório de Zapopan Comunitária, na Casa de Cultura de Zapopan (Vicente Guerrero 233, Zapopan centro).

⇒ Saiba mais sobre a convocatória

 

Registro de Puntos de Cultura: https://forms.gle/ED26cG9pizUcjGKZ8

Registro de Aliados: https://forms.gle/DvwGqDyZX5o4sCYi9

 

https://www.facebook.com/ZapopanCultura/videos/266017578103887/UzpfSTE2NDIzMTU1NDkzNzYxODc6MjYxNjQ2NzUwODYyNzY0OA/

Tags | , ,