Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

10

maio
2020

Em Notícias

“Contigo na Distância”: a estratégia do México em matéria cultural frente à contingência sanitária 

Em 10, maio 2020 | Em Notícias |

A Secretaria de Cultura do Governo do México preparou um espaço de cultura digital e de livre acesso, onde se encontram percursos por museus e zonas arqueológicas, filmes, livros, concertos, conferências, documentários, obras de teatro, áudios e aplicativos, que permitem conhecer o patrimônio e a riqueza cultural e artística do país. Além de abrigar parte do acervo digital da Secretaria de Cultura, a plataforma Contigo en la Distancia oferece diversos editais que buscam incentivar criadores por meio de apoios econômicos para propostas culturais que respondam a novas formas de exercer os direitos culturais neste contexto de pandemia de Covid-19. 

“Convocatória para criadores e artistas”, “Espaços cênicos independentes em resiliência”, “Teatro em casa em tempos de Covid-19”, “Dramaturgia do confinamento” e “Monólogos da contingência” são alguns exemplos de editais lançados pela Secretaria de Cultura neste período de contingência sanitária. O portal também conta com material didático como o “ABC para a criação de projetos culturais”; tutoriais como “Cinema para meninas e meninos”, e concursos de ilustração, desenho e contos, entre outros.

A plataforma “Contigo en la Distancia” foi uma das iniciativas citadas por Esther Hernández Torres, diretora geral de Vinculação Cultural da Secretaria de Cultura, durante a reunião virtual do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva, em 29 de abril. Ao comentar os subsídios que foram criados no México, em uma série de linhas que abrigam desde o trabalho comunitário até as indústrias criativas, a diretora mencionou algumas ações de apoio direto a comunidades artísticas, como o banco de atividades culturais, em que se paga antecipadamente. “São comunidades que dependem muitíssimo das atividades feitas em espaços públicos”, observou.

A diretora também comentou os ajustes orçamentários de recursos ante a emergência sanitária e como se tem acompanhado algumas das atividades. “No caso do México, os ajustes orçamentários na cultura têm a ver sobretudo com o gasto operativo do que não está sendo realizando, com produção, viagens, papelaria, etc. São recursos que estão direcionando para o setor da saúde”, destacou. “A respeito do programa Cultura Comunitária, os apoios estão vigentes, as pessoas e comunidades participantes estão recebendo o pagamento mensal pelo trabalho, pelos projetos que estavam desenvolvendo”. 

No caso específico dos “Semilleros Creativos” (agrupações infantis e juvenis), o trabalho segue de casa. “Os professores estão dando acompanhamento às crianças em certas atividades de formação que continuam à distância. Nos municípios onde não se tem acesso à internet, há uma dinâmica de visitas com os devidos protocolos de saúde, os docentes vão deixar algumas atividades, alguns materiais”, contou. “No que diz respeito aos promotores culturais, estamos aproveitando este tempo para atividades de formação, através de plataformas digitais, para fortalecer as capacidades de nosso pessoal em território”.

Uma pesquisa sobre a percepção dos impactos da emergência sanitária nas atividades cotidianas do trabalho comunitário também estava prevista para realizar-se no país, através da plataforma de informação Telar, segundo Esther Hernández, para que a Secretaria de Cultura possa analisar a situação e propor estratégias. “Os planos de crescimento que tínhamos para este ano eram potentes demais, (…) infelizmente não vamos poder fazer tudo. No entanto, poder dar a certeza de continuidade dos projetos é algo muito importante para nós”, afirmou a diretora.

A reunião do Conselho Intergovernamental terminou com a aprovação da criação de um grupo de trabalho, coordenado por México e integrado por Colômbia, Chile e SEGIB-Espaço Cultural Ibero-americano, para sistematizar os levantamentos que estão sendo levados adiante pelos países integrantes de IberCultura Viva para unificar uma pesquisa regional. Serão tomados os eixos propostos pelo escritório do Espaço Cultural Ibero-americano e os insumos oferecidos pelo resto dos países, como protótipos, indicadores e pesquisas com os quais estão trabalhando. 

 

Conheça a plataforma Contigo en la Distancia:

 https://contigoenladistancia.cultura.gob.mx/

 

    

  

Tags | , ,