Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

29

ago
2019

Em Notícias

4º Festival da Terra: conheça o projeto do México selecionado no Edital de Apoio a Redes 2019

Em 29, ago 2019 | Em Notícias |

Nome do evento: 4º Festival de la Tierra

Nome da rede: Colectivo Festival de la Tierra

Organização responsável: Dulce Camino A.C.

Data prevista: de 22 a 26 de abril de 2020

 

O Festival da Terra é um polo de convergência de pessoas, grupos, povos originários, organizações urbanas e rurais, instituições acadêmicas e coletivos interessados no cuidado do planeta e no bem-viver. A iniciativa, que foi a proposta do México selecionada no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2019, terá sua quarta edição de 22 a 26 de abril de 2020, no município de Zapopan (Jalisco). 

Durante esses dias de atividades haverá oficinas  e exposições, para que os participantes compartilhem as conquistas obtidas ao longo do ano em seus processos formativos, organizativos e de comunicação. Serão realizadas oficinas nas áreas de bioconstrução, transformação, agroecologia, economia solidária, consumo responsável, medicina tradicional e alternativa, criatividade e reciclados e artísticos. O fórum artístico e cultural contará com música, dança, teatro, pintura, fotografia, entre outros. A Plaza de las Américas e o Parque Agroecológico serão as duas sedes do evento.

Além de fortalecer a articulação das organizações de base comunitária e dos povos originários, assim como dar visibilidade nas redes aos processos e trabalhos colaborativos, o festival tem como meta propiciar o intercâmbio de saberes, expressões artísticas e costumes entre os povos originários (wixaritari e náhuatl) e outros grupos, e fomentar de forma constante o impulso cooperativista, a formação de cooperativas, assim como a distribuição e utilização dos espaços públicos de forma solidária e comunitária. 

 

Dia da Terra

Originalmente, o evento convidava o público a realizar um ato simbólico em 22 de abril, Dia Internacional da Terra. Um ato simples de agradecimento à Mãe Terra, simultâneo em seis países mesoamericanos, e convocado desde a Rede MesoAmeri-Kaab, uma plataforma de mais de 30 organizações promotoras sociais da habitação sustentável.

No México, o interesse despertado por ter um espaço que fomente e promova a cultura comunitária fez com que no Ocidente do país, em apenas dois anos, surgisse um coletivo com cerca de 35 organizações da sociedade civil e instituições para a sua realização. Em nível nacional, a incorporação com a Rede Mexicana de Comércio Comunitário (REMECC) conseguiu mobilizar organizações de 17 estados da República.

“Somos organizações camponesas, cooperativas, coletivos, acadêmicos, consumidores, artistas e defensores de direitos humanos, entre outros, que demonstramos que outro mundo é possível”, descreve o Coletivo Festival da Terra. “Nosso festejo forma parte de um processo que avança consciente para novas formas de organização para a ajuda e o cuidado mútuo, para a promoção da moradia, do habitat e dos alimentos, para uma economia solidária e justa. Esse é o nosso caminho para a autogestão e a organização para um bem-viver.”

 

Em nome do coletivo, a proposta foi apresentada ao edital do IberCultura Viva pelas seguintes organizações/redes/coletivos: Dulce Camino A.C. (Guadalajara), Colectivo Agroecológico Teocintle (Zapopan), IMDEC A.C. – Instituto Mexicano para el Desarrollo Comunitario (Guadalajara), REMECC A.C. – Red Mexicana de Comercio Comunitario (Guanajuato), Ciptev A.C. – Centro de Investigación y Producción de Tecnología Ecológica para la Vivienda (Zapopan), RedSoSu A.C. – Red para el Desarrollo de Sociedades Sustentables (Zapopan), Kookay A.C. Cultura Comunitaria (Guadalajara), Bioespiral (Guadalajara), Red MesoAmeri-Kaab (Guadalajara), Casa de Asistencia para la Comunidad A. C (Tonalá), Colectivo Escuela Campesina de Educación Popular y Alternativas Sustentables Cuzalapa (Cuautitlán), Fasmex – Fortaleza de Agroindustria Sustentable de México (Zapopan), OIDH – Organización Internacional para el Desarrollo Humano (Guadalajara) e Consejo de Educación Popular de América Latina y el Caribe (CEAAL).

(Fotos: Alejandra Ruiz R. 3º Festival da Tierra, abril/maio 2019)

Tags | ,