Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

19

nov
2017

Em Notícias

2º Encontro de Redes IberCultura Viva: articulando uma rede de governos locais

Em 19, nov 2017 | Em Notícias |

O 2º Encontro de Redes IberCultura Viva, que será realizado em Quito (Equador) nos dias 22 e 23 de novembro, será dedicado exclusivamente à articulação de uma rede de governos locais (municipais e/ou estaduais). A mesa “Rede de Cidades IberCultura Viva” se dará dentro da programação do 3º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, com a presença de funcionários públicos de uma dezena de cidades da América Latina.

Está prevista a participação de servidores públicos municipais e estaduais de países como Argentina (Córdoba, Devoto, Entre Ríos), Brasil (Niterói), Colômbia (Medellín), México (Cherán, Zapopan/Jalisco) e Uruguai (Montevidéu e Canelones), entre outros. Ao longo dos dois dias de trabalho, os convidados vão discutir como construir um mecanismo de cooperação entre o programa e as instâncias locais e estabelecer uma agenda de trabalho conjunta para 2018.

O primeiro dia do encontro contará com apresentações do programa, dos representantes das cidades e dos governos estaduais presentes e também de organizações da sociedade civil, sobre processos de incidência em políticas culturais de base comunitária. A roda de conversa “Desafios comuns e eixos de ação possíveis para a rede”, programada para as 16h, tem como objetivo definir os pilares da rede, os critérios para a incorporação de atores e os eixos de trabalho para os próximos três anos.

A segunda jornada será dedicada a uma dinâmica de trabalho para a elaboração de um plano de articulação da rede em 2018, o que inclui uma revisão das linhas de ação do programa e sua adequação ao plano local. Além de acordar os compromissos que as cidades devem assumir e os aportes que o programa realizará em apoio à rede, os participantes devem estabelecer modelos de seguimento e medição do cumprimento das metas propostas pelos governos.

Representantes de um dos três grupos formados durante o 1º Encontro de Redes IberCultura Viva, em Buenos Aires

Primeira edição

O 1° Encontro de Redes IberCultura Viva, realizado de 30 de novembro a 2 de dezembro de 2016 no Centro Cultural San Martín, em Buenos Aires (Argentina), contou com três grupos de trabalho formados por pesquisadores, representantes de governos e organizações sociais que desenvolvem políticas culturais de base comunitária em 17 países ibero-americanos.

Durante três dias, os participantes se dividiram nas seguintes mesas temáticas: “Participação social e cooperação cultural”, “Legislação para as políticas culturais de base comunitária” e “Formação em políticas culturais de base comunitária e construção de mapas e indicadores”. As atividades foram realizadas de maneira simultânea às exposições, rodas de conversa e fóruns do 3º Encontro Nacional de Pontos de Cultura, organizado pelo Ministério de Cultura da Argentina.

Tags | ,