Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

27

jun
2023

Em Notícias

Vem aí o 3º Congresso de Culturas Vivas Comunitárias da Mesoamérica e do Caribe, com 6 dias de atividades em Cuba

Em 27, jun 2023 | Em Notícias |

Nesta terça-feira, 27 de junho, começaram a chegar a Matanzas, Cuba, os/as participantes do 3º Congresso Culturas Comunitárias Vivas da Mesoamérica e Caribe. O evento, que acontecerá de 28 de junho a 3 de julho, é promovido pela Rede de Culturas Vivas Comunitárias da Mesoamérica e do Caribe (Red MECA) e tem em sua programação sete círculos da palavra, oficinas, visitas a comunidades e apresentações artísticas, entre outras atividades.

O programa IberCultura Viva será representado por Federico Prieto, secretário de Gestão Cultural do Ministério de Cultura da Argentina e vice-presidente do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva, e Flor Minici, secretária da Unidade Técnica. Também participarão do congresso, com o apoio do programa, duas representantes da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais que atuam na região meso-americana e caribenha: Luisa Velásquez (Guadalajara, México) e Tania Alvarez (Alajuelita, Costa Rica) . A Rede de Cidades e Governos Locais foi convidada pela Rede MECA, organizadora do congresso, como uma boa prática em políticas públicas de base comunitária.

A Rede MECA é composta por redes de movimentos nacionais de cultura viva comunitária, organizações independentes e indivíduos que realizam ações no campo da cultura de base comunitária na região da Mesoamérica e do Caribe. Seu trabalho assenta no reconhecimento das práticas ancestrais, na defesa e proteção do património cultural material e imaterial e na promoção dos direitos culturais nos territórios. Costa Rica, México, Cuba, Porto Rico, Panamá, El Salvador e Nicarágua são os países que atualmente têm representação na rede.

As duas edições anteriores do congresso foram realizadas na Guatemala (de 29 de novembro a 1º de dezembro de 2018) e na Costa Rica (a segunda edição estava marcada para março de 2020, foi suspensa devido à pandemia de Covid-19 e acabou sendo remarcada para fevereiro de 2021). Ambos foram selecionados no Edital IberCultura Viva para Redes de Apoio e Projetos de Trabalho Colaborativo (edições 2018 e 2019) e receberam apoio financeiro do programa para sua realização.

Esta terceira edição, organizada pelo Movimento CVC de Cuba a partir de sua visão e seu tipo de produção, pretende ser uma troca de experiências “da riqueza sociocultural e tudo o que Cuba pode mostrar nos diferentes espaços com o protagonismo dos países participantes”. O encontro também busca fortalecer as experiências comunitárias como um bem universal; analisar desafios e desafios para aprofundar a base comunitária por meio da promoção de políticas públicas; promover a colaboração e cooperação ibero-americana e aproveitar este espaço de articulação de atores e instituições para a capacitação e o desenvolvimento prático do Movimento Cultura Viva Comunitária.

As pessoas participantes serão distribuídas entre os sete círculos da palavra que serão realizadas a partir de quinta-feira, dia 29: 1) Racialidade, Religião, Identidade e Tradições; 2) História, tradição. Património Material e Imaterial; 3) Cultura, Arte para Transformação Social; 4) Infância, Adolescência e Juventude; 5) Comunicação, Trabalho Virtual e Meios de Difusão; 6) Educação Popular e Criação Artística Comunitária, e 7) Gênero, Diversidade, Empoderamento Feminino. Também vão compartilhar experiências, apresentar boas práticas e desafios que surgem nos processos, visitar projetos nas comunidades e desfrutar das apresentações artísticas que acontecerão ao longo dos seis dias do congresso.

As atividades são dedicadas ao 45º aniversário do Sistema de Casas de Cultura, 50º aniversário da Universidade de Matanzas, 170º aniversário do nascimento de José Martí, 330º aniversário da cidade de Matanzas, 160º aniversário do Teatro Monumento Nacional Sauto, 95 anos após o nascimento de Ernesto Che Guevara e 20 anos após o discurso de Fidel Castro na Argentina. Da mesma forma, o evento celebra os 10 anos do Movimento Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária e o anúncio do México como sede do 6º Congresso Latino-americano de CVC, a ser realizado em 2024.