Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

03

ago
2023

Em Notícias

Um festival da palavra e um encontro da rede de teatro comunitário: os projetos espanhóis selecionados no Edital de Apoio a Redes 2023

Em 03, ago 2023 | Em Notícias |

(Foto: Asociación Conciencia Afro)

.

* Nome da rede ou articulação: SOMOS

* Nome do projeto: SOMOS. Festival de la palabra

SOMOS é um festival artístico, literário e cultural, antirracista, dissidente e inclusivo que se realizará de forma intensiva durante dois dias em Madri (Espanha), na sede das associações Espacio Afro e La Parcería. O objetivo é gerar um espaço de conhecimento e promoção da criação em torno da palavra, em toda a sua dimensão poética, de migrantes, racializados e dissidentes sexuais.

O festival tem um programa de atividades variadas (formação, intercâmbio cultural e criativo, debate e geração de conhecimento) e apresenta-se como uma oportunidade de contribuir para o diálogo intercultural por meio das artes, e valorizar práticas artísticas e culturais de pessoas marginalizadas ou excluídas de uma narrativa dominante.

A rede SOMOS é baseada em uma concepção não hegemônica, mas híbrida, de identidade cultural. A ideia de reunir comunidades migrantes, racializadas e dissidentes sexuais em uma única iniciativa veio da constatação de que essas comunidades se juntam em seus trabalhos para que reconheçam sua sobrevivência e pela necessidade de outras epistemologias para que o mundo seja inclusivo e justo. A divulgação de suas criações seria uma forma de fortalecer o processo de escrita de suas próprias histórias e narrativas.

Desse modo, foram propostas atividades de oficinas, leituras coletivas e diálogos interculturais com a participação de artistas e criadores/as, editoras, instituições públicas com responsabilidades pelas políticas culturais, livrarias, entre outras, e o público em geral.

Com estas atividades espera-se estreitar os laços das pessoas que compõem a rede SOMOS, bem como a participação de novos agentes culturais de comunidades migrantes, racializadas e dissidentes sexuais que tenham interesse em contribuir para que a rede e o festival continuem e tenham impacto social, artístico e cultural em Madri, com o objetivo de se estender para o resto da Espanha.

.

A rede

SOMOS é uma rede formada por migrantes e pessoas racializadas, organizada nas associações La Parcería e Espacio Afro e Plataforma Cero, que trabalham pelo reconhecimento de suas práticas culturais na Espanha.

La Parcería e Espacio Afro realizaram a pesquisa “Intersticios”, sobre artistas migrantes e racializados em Madri, e têm programado eventos culturais conjuntos. Com a Plataforma Cero, eles trabalham para abrir espaços para escritores migrantes e racializados na cena editorial e literária da Espanha. As três entidades concordam com os princípios do pensamento crítico que se situa no campo do discurso decolonial e da ação antirracista, feminismos e questões de gênero, ambientalismo e economia social e solidária.

Interstícios é um projeto conjunto de La Parceria e Espacio Afro

.

Fundada em 2014 em Madri, a Asociación Cultural La Parcería se tornou um centro cultural independente a partir do qual articula seu trabalho e o das comunidades que o compõem. O Centro Cultural de Experimentación y Documentación Artística de La Parcería, que abriu suas portas em 2021, é um local que pode ser ocupado por residências artísticas, oficinas, exposições, edição, leitura e apresentação de livros, música e dança, entre outras expressões; onde a infância tem lugar de destaque, e onde se apagam as fronteiras de idades, géneros ou geografias.

A Asociación Afroconciencia (Espacio Afro) está em Madri há mais de seis anos trabalhando no campo da criação artística, na concepção de projetos culturais e na promoção de processos comunitários. No Centro Cultural Espacio Afro são realizadas conferências afro, aulas de dança e música, apresentação de livros, exposições, monólogos, exibição de filmes, um espaço que tem artistas residentes, onde se aprende, se diverte e se debate.

Plataforma Cero, por sua vez, é uma iniciativa que surge 2019 na cidade de Barcelona, ​​​​com o objetivo de criar uma intermediação entre autores e editores com serviço de impressão próprio, para a realização de projetos coletivos e individuais.

Foto: Conciencia Afro


* Nome da rede ou articulação: Red Estatal de Teatro Comunitario de Vecinos/as

* Nome do projeto: Encuentro de la Red Estatal de Teatro Comunitario de Vecinos/as

.

O principal objetivo do Encontro da Rede Estadual de Teatro Comunitário de Vizinhos/as, que acontecerá de 26 a 28 de outubro na sede do Teatro del Barrio de Madri, é compartilhar metodologias e experiências, além de planejar ações de promoção da rede e suas atividades no território espanhol. Estão previstas duas mesas de trabalho e uma oficina em que se incorpora a metodologia corporal e vivencial.

O primeiro dia de atividades será voltado para a autoformação em metodologias e ferramentas de criação artística comunitária. O segundo dia, destinado apenas a coordenadores dos grupos que compõem a rede, será dedicado à elaboração de um plano estratégico para o ano de 2024. Serão discutidos temas como a incorporação de novos grupos parceiros e a preparação do próximo encontro da rede. A intenção é ampliar em 20% a participação das entidades da rede no próximo ano e estabelecer pelo menos três novos projetos conjuntos entre as entidades da rede em 2024 e 2025.

Mosaicos Teatro Comunitário

.

A rede

A Rede Estatal de Teatro Comunitário é uma iniciativa espanhola focada na promoção e divulgação do teatro comunitário como meio de promover a coesão social e a convivência intercultural. Essa rede busca conectar e apoiar grupos comunitários de teatro em todo o país, produzindo festivais, oficinas e capacitações para desenvolver habilidades e recursos.

Nascida em 2020, a rede reúne 10 grupos de teatro comunitário nas cidades de Madri, Bilbao e Zaragoza. Desde sua implementação, foram realizados dois encontros presenciais: em 2021, na cidade de Zaragoza, um encontro de coordenadores/as, e em 2022 um encontro de grupos e espetáculos em Bilbao.

.

Organizações participantes

Mosaicos Teatro Comunitário é uma iniciativa que desde 2017 reúne diferentes grupos e profissionais de teatro social de Madri para promover a divulgação do teatro comunitário nos bairros da cidade como ferramenta de relacionamento, escuta e diálogo entre vizinhos e vizinhas. O projeto trabalha em cinco comunidades em diferentes bairros de Madri: San Pascual-La Concepción (Ciudad Lineal), Ventilla-Almenara (Tetuán), Poblado San Cristóbal (Chamberí), Lavapiés (Distrito Central) e Comillas (Carabanchel). Mosaicos tem promovido a criação coletiva de peças teatrais, envolvendo vizinhos/as, pesquisando a história de suas ruas, enriquecendo a vida cultural da comunidade e fortalecendo a identidade coletiva. Desde 2017 foram criados 11 espetáculos originais.

(Foto: Teatro Comunitario del Gancho)

.

Teatro Comunitário de Zaragoza é um projeto que engloba as atividades de três grupos de teatro comunitário de bairro da província de Zaragoza: os grupos dos bairros de El Gancho e San José, da cidade de Zaragoza, e o grupo de Teatro Comunitário El Frago, de uma pequena cidade do interior. Desde 2015 os três grupos se reúnem semanalmente para formação e criação de espetáculos, desfiles, etc. São grupos grandes (entre 28 e 53 participantes, cerca de 140 no total) e diversos (em capacidades, idades e origens). Os grupos atuam como agentes do território e se envolvem com outros agentes sociais e educacionais para o desenvolvimento de projetos e eventos que melhorem a vida social e cultural da comunidade.

Criado em 2012 em Bilbao, Aullidos de Otxar tem o compromisso de ministrar aulas de teatro e produzir peças de teatro de vizinhos/as para vizinhos/as, além de ações teatrais que o bairro necessita em seu cotidiano para seu aprimoramento. Dois grupos se reúnem semanalmente: o grupo adulto tem 27 moradores/as de 13 a 70 anos; o infanto-juvenil, criado há dois anos, é formado por oito meninos e meninas. Os espetáculos que produzem falam do bairro, procurando captar as preocupações e necessidades dos vizinhos e vizinhas. Este ano trabalham em torno do tema da velhice com o espetáculo “Ser mais velho num mundo milenar”.

De Madri também participa o Teatro Comunitário de Tetuán, nascido em 2012 como um projeto da Associação de Bairros Cuatro Caminos-Tetuán para a convivência e integração de vizinhos/as de diferentes origens. Seu âmbito de ação é o distrito de Tetuán: centros para idosos/as, centros culturais, salas de aula para adultos/as, residências, parques. Além de encontros semanais para práticas como relaxamento dinâmico, respiração e trabalho de voz, ginástica expressiva e técnicas de improvisação, são oferecidos espetáculos, leituras dramatizadas, caminhadas teatrais e intervenções em outras áreas.

(Foto: Aullidos de Otxar)

Tags | ,