Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

03

mar
2023

Em Notícias

Secretaria de Cultura do Paraguai abre edital 2023 para o programa Pontos de Cultura

Em 03, mar 2023 | Em Notícias |

A Secretaria Nacional de Cultura (SNC) do Paraguai abriu nesta sexta-feira, 3 de março, a convocatória 2023 do programa Pontos de Cultura – Arandupy Renda. Este edital busca fortalecer organizações e coletivos comunitários por meio de apoio econômico e técnico para a implementação de projetos culturais, assim como o estímulo à gestão cultural comunitária nos diversos territórios do país.

O objetivo do programa é fortalecer espaços e centros culturais comunitários no Paraguai, como protagonistas do desenvolvimento sociocultural e econômico em seus territórios, por meio de capacitação, assistência técnica, apoio econômico e promoção de redes que garantam a sustentabilidade de seus projetos e o impacto social em suas comunidades.

Podem participar cidadãos paraguaios ou estrangeiros residentes no país (pessoas físicas), cadastrados na plataforma TERA (Registro de Artistas, Dirigentes e Organismos Culturais do Paraguai), representantes de espaços e centros culturais comunitários.

Este ano, existem duas linhas de apoio:

– Novas iniciativas de Pontos de Cultura: visam o fortalecimento do espaço cultural comunitário, o uso de novas plataformas, o uso criativo de tecnologias, e o desenvolvimento e circulação de conteúdos culturais, obras artísticas, serviços e bens culturais, e/ou devem ser propostas baseadas no desenvolvimento de atividades territoriais em relação à comunidade.

– Projetos de Trabalho Colaborativo: que envolvam dois ou mais Pontos de Cultura para fortalecer a Rede Nacional de Pontos de Cultura, com ações conjuntas como assembleias, encontros, congressos, jornadas de sensibilização, seminários, festivais, feiras, colóquios ou simpósios, com âmbito municipal, estaduall ou nacional.

Os projetos devem ser executados em coordenação entre a sociedade civil e os governos locais, em consonância com o Plano Nacional de Cultura 2018-2023, o Plano de Desenvolvimento Nacional (PND) Paraguai 2030 e a Agenda 2030 das Nações Unidas.

A SNC concederá apoio de até 15 milhões de guaranis (o equivalente a US$ 2.087) a cada iniciativa selecionada, e apoio de até 25 milhões de guaranis (cerca de US$ 3.480) a projetos de trabalho colaborativo entre dois ou mais Pontos de Cultura reconhecidos pelo Estado, no âmbito do fortalecimento do Eixo 4 do programa Comunicação, Redes e Intercâmbios.

.

Confira o regulamento: https://bit.ly/3mq3AqY

Consultas: pontosdecultura.snc@gmail.com