Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

27

mar
2021

Em Notícias

Representantes de Pontos de Cultura do Peru participam de cursos e bate-papos

Em 27, mar 2021 | Em Notícias |

O Ministério de Cultura do Peru, por meio da Direção de Artes, tem promovido uma série de bate-papos, oficinas e cursos dirigidos às organizações reconhecidas como Pontos de Cultura no país. As capacitações continuarão ao longo do ano, com diversos temas.

Nesta terça-feira, 30 de março, começa o Curso de Desenho de Projetos Culturais Comunitários. A iniciativa busca fortalecer as capacidades dessas organizações por meio de metodologia participativa que promove a reflexão sobre o trabalho cultural comunitário. Os 40 participantes (um por organização) terão seis encontros virtuais, via Zoom, todas as terças-feiras até o dia 4 de maio. Serão oferecidas sessões teórico-práticas, com orientação para elaboração do projeto final, no dia 30 de abril. As inscrições para esta primeira edição do curso encerraram na quarta-feira, dia 24 de março. 

Em abril também será realizado o workshop Diversidade Cultural e Prevenção da Discriminação Étnico-racial para Pontos de Cultura. Além de conscientizar sobre a diversidade cultural e a prevenção da discriminação étnico-racial, a oficina visa fortalecer projetos de promoção cultural, com o repasse da Videoteca de Culturas (VdC), e promover práticas no trabalho cultural comunitário que respeitem a diversidade cultural e a prevenção da discriminação racial nos participantes. As seis sessões virtuais estão programadas para as segundas-feiras 12, 19, 26 de abril, e quartas 14, 21 e 28 de abril. O prazo final para se inscrever é segunda-feira, 5 de abril.

Entre os bate-papos realizados em março, o do dia 17 foi uma atividade desenvolvida no âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e que contou com a vivência da Asociación Cultural Yrapakatun – Kukama. No dia 24 foi realizada a conversa “Como a cultura comunitária contribui para a recuperação de espaços seguros?”, um intercâmbio com a Estratégia Multissetorial de Bairro Seguro do Ministério do Interior em que dois Pontos de Cultura compartilharam suas iniciativas comunitárias relacionadas ao tema: a Asociación Cultural Latincine de Comunicación Audiovisual e o Instituto de Cultura Raíces del Perú – Chepén.

No dia 10 de março, em parceria com a Diretoria de Saúde Mental do Ministério da Saúde, foram compartilhadas as ações de saúde mental comunitária que vêm sendo realizadas a partir do setor público e as iniciativas cidadãs de duas organizações reconhecidas como Pontos de Cultura: o Colectivo Descosidos e a  Asociación Cultural Hispanoamérica Unida. Todas os bate-papos foram transmitidos ao vivo pelo Facebook a partir da página Pontos de Cultura.

“Workshop sobre Diversidade Cultural e Prevenção da Discriminação Étnico-Racial”

📍 Inscrições: https://bit.ly/3sdUwUt

📍 Mais informações: https://cutt.ly/qxyX5Ls

 “Desenho de Projetos Culturais Comunitários”

📍 Saiba mais: https : //cutt.ly/zzzOYzO

📍 Video do bate-papo do dia 17: https://fb.watch/4wLJVRLR9H/

Tags |