Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

09

out
2022

Em Notícias

“Redes en la Red”: terceiro livro da coleção IberCultura Viva compila palestras de encontro de 2020

Em 09, out 2022 | Em Notícias |

O maior evento realizado pelo IberCultura Viva desde o início de sua implementação, em 2014, ocorreu justamente no ano em que quase tudo parou. Em 2020, quando as ações de intercâmbio previstas no Plano Operativo Anual não puderam ser realizadas devido à pandemia de Covid-19, o Conselho Intergovernamental encontrou uma alternativa surpreendente: o 4º Encontro de Redes IberCultura Viva. Esta edição especial, realizada em modo virtual, durou 38 dias. Foram mais de 45 horas de transmissão ao vivo, iniciadas em 8 de setembro e finalizadas em 15 de outubro de 2020.

Três das palestras realizadas nesse período deram origem a um livro, Redes en la red: Relatos del 4º Encuentro de Redes IberCultura Viva – Tomo I”, que será apresentado na próxima quarta-feira, 12 de outubro, na Feira de Saberes do 5º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, no Peru. O lançamento está marcado para as 11h (horário do Peru), no Parque Cívico de Santa Clara.

A publicação é o terceiro volume da coleção IberCultura Viva, que a Prefeitura de Medellín (Colômbia) desenvolve em parceria com o programa, no âmbito da Rede de Cidades e Governos Locais. Esta edição, agora apresentada em formato digital, com 85 páginas, resume as palestras “Gênero e cultura comunitária”, “Saúde comunitária”, “Educação popular, arte e transformação social”.

Conversatório “Educação popular, arte e transformação social”

.

Um segundo volume, com a sistematização de outras conversas, sintetizará as principais ideias e propostas apresentadas nas mesas “Estudos sobre cultura comunitária”, “Políticas culturais e cultura comunitária viva” e na discussão da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos (“Habitar territórios locais e cidades no novo normal”). Cada livro inclui as apresentações dos ministros, ministras e secretárias da Cultura que participaram, dividindo a publicação em ordem alfabética. 

Ao longo de seus 38 dias de duração, o 4º Encontro de Redes apresentou uma conferência (que reuniu autoridades de ministérios e secretarias de Cultura de 8 países), 15 palestras, 3 seminários, 8 espetáculos de marionetes e um trabalho de animação. A programação contou, ainda, com a Mostra de Cinema Comunitário Ibero-americano, organizada pela Secretaria de Cultura do Governo do México. Nesta mostra foram realizados outros 5 conversatórios, 4 ciclos de cinema, 2 entrevistas, uma retrospectiva e uma oficina, num total de 83 curtas-metragens e 7 longas-metragens exibidos. 

O evento teve uma grande diversidade de referências, com 110 pessoas convidadas como painelistas (numa proporção de 60% mulheres). Destes, 52 eram representantes de organizações culturais comunitárias, 4 representantes de povos indígenas e 54 representantes do governo. Além disso, foram organizadas instâncias de capacitação em conjunto com CRESPIAL, FLACSO e Ministério da Cultura do Peru, nas quais participaram 335 pessoas, e uma instância de participação social que teve 3 sessões com 30 pessoas.

Para baixar: https://bit.ly/3EEQywX

Tags | , ,