Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Experiencias

Projeto Luis de Lión: enlaçando presente, passado e futuro, compartilhando sonhosProjeto Luis de Lión: enlaçando presente, passado e futuro, compartilhando sonhosProjeto Luis de Lión: enlaçando presente, passado e futuro, compartilhando sonhosProjeto Luis de Lión: enlaçando presente, passado e futuro, compartilhando sonhosProjeto Luis de Lión: enlaçando presente, passado e futuro, compartilhando sonhosProjeto Luis de Lión: enlaçando presente, passado e futuro, compartilhando sonhos

Por IberCultura

Em07, ago 2018 | Em | PorIberCultura

Projeto Luis de Lión: enlaçando presente, passado e futuro, compartilhando sonhos

Na aldeia San Juan del Obispo (município de La Antigua Guatemala, departamento de Sacatepéquez) funciona desde 2004 um projeto criado pela comunidade com a proposta de enlaçar presente, passado e futuro, e validar o direito à vida, aos sonhos, à alegria e à esperança: o Projeto Luis de Lión.

Formada por três componentes – Casa Museu, Biblioteca Comunitária e Academia de Arte –, a iniciativa busca reivindicar os ideais do escritor Luis de Lión por meio de ações concretas para a formação de crianças e jovens da área rural de Guatemala. Sua missão é contribuir com o desenvolvimento cultural e educativo através da promoção da leitura e do amor às artes, tomando como eixo central o resgate da memória histórica e o cuidado do meio ambiente.

Nascido em San Juan del Obispo em 1939, José Luis de León Díaz (ou Luis de Lión, como assinava seus livros) foi um dos mais importantes escritores guatemaltecos da segunda metade do século XX. Além de poeta, foi dirigente sindical e professor primária. Como educador popular, iniciou um programa de alfabetização e promoção da leitura em sua aldeia natal que até hoje, 34 anos após sua morte, inspira os trabalhos na biblioteca da comunidade.

Esforço coletivo

“Luis de Lión era um artista, um ser humano orgulhoso de seus antepassados e sua origem. Foi sequestrado em 1984 por elementos do Exército da Guatemala, pelo delito de ser um educador e expressar-se através da palavra”, afirmou Mayarí de León, filha do escritor e diretora do projeto, no último dia 8 de julho, durante a visita dos representantes dos países integrantes de IberCultura Viva, como parte da programação da 9ª Reunião do Conselho Intergovernamental na Guatemala.

“No ano de 2004, o Estado da Guatemala reconheceu oficial e publicamente sua responsabilidade na desaparição forçada, e iniciou um processo de reparação social, comprometendo-se a construir um centro cultural neste lindo lugar, rodeado de montanhas e vulcões. Também se comprometeu a nos entregar seus restos mortais para que pudéssemos sepultá-lo de acordo com nossos costumes, o que segue pendente”, destacou.

O acordo foi firmado em março de 2004, mês em que se criou o Projeto Luis de Lión. Desde então, a iniciativa segue graças ao esforço coletivo das pessoas da comunidade, segundo a diretora. “Com muito trabalho diário, fomentando o amor pela leitura e pelos livros, semeando criatividade no coração dos meninos e meninas através da música, do teatro e da pintura, contribuímos para a reconstrução de nosso tecido social esperando ver o renascimento de uma cultura de paz, que aqui não é um slogan, não é um discurso político, partidário ou eleitoreiro, e sim uma realidade”.

Três pontas

Uma das três partes do projeto, a Academia Comunitária de Arte de San Juan del Obispo oferece formação artística a crianças e adolescentes da aldeia e comunidades vizinhas. Embora seja especializada em marimba, também conta com aulas de violino, violão, desenho e pintura, e com um grupo de teatro comunitário integrado por jovens. Os concertos de música e as apresentações teatrais servem para arrecadar fundos para o projeto. O principal grupo resultado deste trabalho é “Marimba de Concierto Brisa del Hunahpú”, formado pelos alunos que mais se destacam na Academia de Arte.

A Casa Museu Luis de Lión, por sua vez, toma como eixo a vida do homenageado para dar a conhecer as novas gerações o contexto histórico no qual este artista foi desaparecido, durante os anos mais duros do conflito interno armado, e mostrar como sua obra  transcendeu o tempo, a morte, as ideologias, os idiomas e os continentes. O espaço também recebeu contribuições de moradores da comunidade, o que propiciou o resgate da história da aldeia, uma das primeiras fundadas pelos espanhóis após a invasão a estas terras.

A terceira parte do projeto, a Biblioteca José Luis de León Díaz, dá prosseguimento à iniciativa fundada pelo próprio escritor em 1962, como um espaço que dispõe de material para pesquisa bibliográfica e  incentiva o gosto pela leitura e diferentes expressões artísticas. Além de consulta bibliográfica interna e para levar para casa, a biblioteca comunitária oferece assessoria para pesquisas, serviço gratuito de internet, contação de histórias, e outras atividades para promover a leitura na escola primária.

Primeiros passos

A bibliotecária Berta Baeza, de 25 anos, conta que Luis de Lión se dedicou a alfabetizar as pessoas da aldeia (seus companheiros de geração, que não haviam tido a oportunidade de estudar) inicialmente com a Bíblia, porque à época era o que mais lhes interessava ler. Como resultado foram formados círculos de leitura e estudo de temáticas como história universal, literatura e cultura geral, materiais que eram facilitados pela biblioteca pessoal de Luis de Lión e por outras pessoas da comunidade que se incorporaram a estas reuniões.

Por meio da biblioteca e do Comitê Cultural de San Juan del Obispo, Lión acertava apresentações na aldeia de grupos de títeres, teatro e música, e promovia rodas de conversa por parte de estudantes da Universidade de San Carlos sobre nutrição, saúde preventiva e reprodutiva. Também motivava os jovens a seguir com seus estudos, com a gestão de bolsas estudantis, e incentivava os pais de família a dar às filhas mulheres a oportunidade de estudar.

Este é o germe da biblioteca comunal de San Juan del Obispo, que desde 2004 tem sua manutenção a cargo do Projeto Luis de Lión. “Tudo que está aqui conseguimos a base de doações. E temos todo tipo de livro, literatura, medicina, psicologia, direito, gênero, família… Temos um pouco de tudo, e alguns jogos didáticos também, porque muitos dos meninos e meninas que vêm fazer o dever de casa aqui vêm com seus irmãozinhos. Enquanto eles fazem as tarefas, damos os jogos para os menores”, comenta Berta. “É muito bonito trabalhar aqui.”

Impacto

Segundo Mayarí de León, o projeto tem impactado não apenas a comunidade de San Juan del Obispo. Vai além dela, o que lhes enche de orgulho e lhes traz o compromisso de seguir trabalhando, “seguir tocando portas, para crescer, permanecer e chegar a ser autossustentáveis”.

“Luis de Lión foi genial ao interpretar nossa realidade através de seus escritos. Por isso seu legado está vigente, seus sonhos são legítimos. Uma linda utopia com um longo caminho, cheio de obstáculos, mas também cheio de lindas satisfações e presentes como os resultados que vemos diariamente com os sorrisos e travessuras de nossas meninas e meninos”.

“Nesta Guatemala de mulheres e homens de maiz, em que nos reconstruímos todos os dias para não esquecer, no Projeto Luis de Lión fazemos o nosso, porque aqui estamos para defender a alegria. Para defender a alegria como uma trincheira, como um princípio, como uma bandeira, como um destino, como uma certeza, como um direito”, compara a diretora, citando o poema Defensa de la alegría, do uruguaio Mario Benedetti.

Ou como dizia outro poeta, o guatemalteco Otto René Castillo: “Aqui só queremos ser humanos, comer, rir, nos apaixonar, viver, viver a vida e não morrê-la”.

Mayarí de León: “O legado de Luis de León está vigente, seus sonhos são legítimos”

(*Texto publicado em 7 de agosto de 2018)

Saiba mais:

https://proyectoluisdelion.wordpress.com

Facebook Proyecto Luis de Lión