Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

16

maio
2022

Em Notícias

Ponte entre Culturas e Festival de Cultura Miskita: os projetos da Costa Rica selecionados no Edital de Apoio a Redes 2022

Em 16, maio 2022 | Em Notícias |

*Nome da articulação e do projeto: Ponte entre Culturas: Festival Cultural e Troca de Experiências

Diferentes nacionalidades e etnias latino-americanas se reunirão em “Ponte entre Culturas: Festival Cultural e Intercâmbio de Experiências”, um dos projetos costarriquenhos selecionados no Edital  IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2022, que se realizará entre maio e outubro. Este encontro acontecerá em torno da dança, uma atividade que une, forma e salvaguarda elementos culturais, identidades, lutas e desfrute dos diferentes povos. 

 O projeto foi concebido como um espaço de oficina/conversa e festival, onde os grupos participantes e a comunidade viverão e aprenderão mais sobre as danças dos povos afrodescendentes, indígenas e mestiços, reforçando o caráter multicultural da Costa Rica e outros povos latino-americanos. A intenção é promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências positivas de gestão cultural pelos representantes de organizações que utilizam algum tipo de dança como fator de representação cultural, resistência e/ou elemento narrativo dentro de cada cultura.

Foto: Kabrú Rójc Brunkajc Boruca

A identidade cultural é o centro do que se pretende fazer, estando exposta em todas as suas expressões, mantendo a dança como núcleo, mas arrastando consigo a música, os ritmos, as histórias, as tradições, as crenças, o legado, a gastronomia, entre outros. Pretende-se mostrar como tem sido o caminho de resistência e luta entre essas culturas que foram submetidas a pressões e que conseguiram sair adiante na defesa e salvaguarda dw suas tradições e costumes. 

A proposta busca expor traços histórico-culturais do folclore boruca, afro-limonense e latino-americano; realizar pelo menos um workshop sobre cada cultura e organização participante; estabelecer canais de comunicação entre organizações culturais que tenham a dança como elemento comum, e dar continuidade ao espaço do Festival Ponte Entre Culturas como canal de aprendizagem, fruição, solidariedade e comunicação entre diferentes culturas e comunidades. 

O Festival Ponte Entre Culturas está programado para os dias 16 a 19 de setembro de 2022, em Puerto Viejo de Talamanca, na província de Limón. Esta será a primeira vez na Costa Rica que será realizado um festival entre uma organização afrodescendente, um grupo indígena e um grupo artístico da Zona Norte, tendo como núcleo a identidade cultural através da dança, das tradições e do patrimônio imaterial que representa. 

As três organizações proponentes darão oficinas sobre sua cultura e as expressões que estão ligadas às danças e tradições. Haverá também representantes de coletivos do México, Colômbia, Equador, Peru, Brasil e Nicarágua, que viajarão por conta própria para participar do festival e dar oficinas de dança. A Direção de Gestão Sociocultural do Ministério da Cultura e Juventude de Costa Rica dará apoio logístico.

Integrantes da Asociación de Mujeres Afrodescendientes del Caribe

.

A articulação

Essa articulação surgiu em 2017 na Zona Norte, onde o nome Puente Entre Culturas foi utilizado para intercâmbio de conhecimentos, oficinas de danças e danças tradicionais de diferentes culturas e um festival cultural realizado em La Fortuna de San Carlos. Optou-se por utilizar a mesma articulação este ano, concentrando-se nas culturas locais da Costa Rica, com a participação de outros países latino-americanos que compartilham a mesma realidade. 

A aproximação se deve a interesses mútuos no trabalho cultural pós-pandemia, onde a dança foi afetada, além do desejo de conhecer e ampliar o conhecimento sobre a pluralidade da cultura costarriquenha. Para essas organizações, as contribuições dos diferentes grupos afros, indígenas e mestiços fazem a Costa Rica hoje e são um importante campo de aprendizado e labor para apoiar desde o trabalho comunitário.

.

Organizações participantes

A Associação de Mulheres Afrodescendentes do Caribe Costa Rica (AMACC), responsável pelo projeto, foi criada em 2016 na cidade de Limón, como uma organização formada por mulheres afrodescendentes que lutam para melhorar a qualidade da vida das mulheres em todas as áreas de desenvolvimento, garantindo que conheçam e exerçam seus direitos humanos. Seu trabalho está focado no estudo, na investigação da cultura em suas nuances, como gastronomia, dança, linguagem, direitos humanos e culturais das populações afrodescendentes, especialmente com uma abordagem de gênero. 

A Agrupação Artística Pasión Cultural , fundada em 2014 na cidade de La Fortuna, é um grupo dedicado à investigação e projeção da cultura costarriquenha através do estudo de danças populares e folclóricas, que são encenadas para recreação e representação da variada cultura do país. Além de divulgar as danças, o grupo procura inspirar e motivar pessoas de todas as idades a criar laços de amizade entre diferentes grupos, povos e nações, fortalecendo a partilha, o respeito e a aprendizagem que cada um tem para dar.

Agrupación Artística Pasión Cultural (Foto: Rosbing Corrales)

A Comissão Cabru^Rojc Bruncaj, que existe desde 2017 na cidade de Boruca, une todos os membros da comunidade indígena Brunca – desde crianças, jovens, homens e mulheres – para manter viva sua cultura. A manifestação denominada Jogo ou Festa dos Diabinhos (Cabru^rojc, na língua Brunca) foi declarada em 14 de dezembro de 2017 como patrimônio cultural imaterial para as comunidades de Boruca e Rey Curré, por meio do Decreto nº 40.766-C.

O Cabru^rojc é uma expressão cultural tradicional que representa o drama histórico da conquista: a luta dos Borucas, personificada pelos cabrû (diabinhos) contra os espanhóis, simbolizada na figura do touro, enfatizando a resistência indígena à colonização. Esta atividade tem uma série de regras, elementos de tradição e um significado relevante para ambas as comunidades. 

Embora não haja uma data definida de quando exatamente a tradição foi fundada, Boruca tem conseguido fortalecê-la ano após ano, de tal forma que sua realização nunca foi truncada, e esse planejamento é o que compete a esta comissão. O Jogo ou Fiesta de los Diablitos acontece na cidade de Boruca entre 30 de dezembro e 2 de janeiro. Na comunidade Rey Curré, desde 1979, é realizado no último fim de semana de janeiro ou no primeiro fim de semana de fevereiro.


.

* Nome da rede ou articulação: Rede Comunitária para o Festival de Cultura Miskita

* Nome do projeto: Festival de Cultura Miskita

 O Festival de Cultura Miskita é uma atividade que visa mostrar as diversas manifestações culturais da comunidade indígena e migrante misquita, com a participação de grupos, associações e redes dedicadas ao trabalho de gestão social na comunidade de Pavas (São José). A proposta soma os esforços de gestores, artistas locais e lideranças comunitárias em busca de um objetivo comum: dar visibilidade à cultura misquita, apresentando suas danças, músicas, tradições, artistas, gastronomia e saberes.

O projeto pretende realizar pelo menos seis sessões (virtuais ou presenciais) para a coordenação dos aspectos logísticos do festival; criar um espaço cultural para dar visibilidade à cultura misquita na comunidade de Pavas, além de criar um espaço que proporcione à população misquita informações atualizadas sobre seus direitos e os serviços que podem acessar.

Coletivos, redes e associações de migrantes e indígenas misquitas participam do festival com várias relações colaborativas de incidência em questões que afetam a população migrante e indígena, como saúde, cultura, migração e educação. Ao propor a realização do Festival de Cultura Miskita, além de apresentar as manifestações culturais misquitas, essa articulação pretende mostrar a diversidade de outras comunidades indígenas pertencentes à província de San José, como Zapatón e Quitirrisi, áreas ricas em saberes e tradições.

.

Organizações participantes

A Associação de Desenvolvimento Específico para Melhoramentos Comunitários de Bribri Pavas, fundada em 1980 na cidade de San José, é uma comunidade de migrantes e misquitas de Pavas-San José que promove ações para o bem-estar da população menor de idade, comemorações do dia dos direitos das crianças, atividades culturais e esportivas, oficinas, cinema e teatro. Na sala comunitária, que funciona como espaço de lazer, encontro e cultura, já foram ministradas oficinas de capacitação sobre diversos temas, como violência doméstica, reciclagem, direitos humanos e gestão de dependências, entre outros.

A Multiétnica Moskitia na Costa Rica, fundada na comunidade de Pavas em 2012, ajuda os imigrantes a obter autorizações de trabalho, redigindo cartas de recomendação e servindo como intermediário de serviços estatais, para que a população migrante possa ter acesso e informação sobre direitos e serviços. Além disso, eles participam de atividades culturais, palestras, feiras, encontros que lhes permitem dar a conhecer a cultura misquita a outras pessoas e comunidades.

O Conselho Local de Saúde dos Povos Indígenas (COLOSPI), que funciona em Pavas desde 2014, é composto por diferentes instituições, como a Fundação Nacional da Criança (PANI), a Força Pública, o Ministério da Educação Pública (MEP), Ministério da Saúde, Coopesalud RL e Associação Miskita. A entidade busca se aproximar das comunidades indígenas para entender melhor suas necessidades e exigências. É um espaço interinstitucional formado por uma equipe interdisciplinar que promove, orienta, facilita e coordena com os povos e comunidades indígenas os processos de interculturalidade em saúde e desenvolvimento social junto às instituições.