Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

26

maio
2021

Em Notícias

Omar Rincón abre a série de encontros ao vivo do Curso de Pós-Graduação em Políticas Culturais de Base Comunitária

Em 26, maio 2021 | Em Notícias |

Uma das novidades do Curso de Pós-Graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária em 2021 é a realização de três classes sincrônicas, com diferentes especialistas, transmitidas pelo YouTube para quem quiser assisti-las. A primeira aula será “Cultura: espécies culturais digitais e de território”, do professor Omar Rincón (Colômbia), nesta quinta-feira, 27 de maio, às 12h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal IberCultura Viva. Os alunos do curso participarão do encontro e poderão tirar dúvidas durante a videoconferência.

Criado em 2018, o Curso de Pós-Graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária é uma construção conjunta do IberCultura Viva e da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), com sede na Argentina. A iniciativa faz parte do Objetivo Estratégico 1 do programa: “Promover e fortalecer o desenvolvimento de políticas culturais de base comunitária nos países do Espaço Ibero-americano”. A ideia do curso surgiu de uma pesquisa promovida pelo IberCultura Viva em 2017, que mostrou que não existiam espaços acadêmicos que trabalhassem com políticas culturais de base comunitária como tema específico. 

Este curso de pós-graduação é realizado virtualmente por nove meses, de abril a dezembro, na plataforma FLACSO-Argentina. Os conteúdos são distribuídos em seis módulos e 24 aulas onde são trabalhadas noções teóricas sobre os processos culturais contemporâneos, propondo um amplo quadro sobre as diferentes teorias da cultura e os debates atuais em torno dela, com enfoque principal no contexto ibero-americano. A proposta acadêmica coordenada por Belén Igarzábal e Franco Rizzi busca a diversidade de visões, com a participação de professores de vários países ibero-americanos

O colombiano Omar Rincón é um dos professores do curso desde a primeira turma. Ensaísta, jornalista, crítico de televisão e autor audiovisual, Rincón é pesquisador e professor de Comunicação e Jornalismo da Universidad de los Andes, diretor do Centro de Estudos em Jornalismo da mesma universidade e diretor do Centro de Competência em Comunicação da América Latina da Fundação Ebert. 

Edital de bolsas

Todos os anos, em dezembro, o programa IberCultura Viva abre um edital de bolsas para este curso de pós-graduação na FLACSO-Argentina. Em quatro anos, somando os selecionados nos editais das turmas de 2018 a 2021, foram concedidas 375 bolsas para o curso. As vagas foram divididas igualmente entre os países membros do IberCultura Viva. 

Na última convocatória, para a edição 2021, o programa recebeu 502 inscrições e 88 bolsas, distribuídas entre os 11 países membros (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru e Uruguai). Outras 16 pessoas (8 do Brasil, 8 do Chile) receberam bolsas extras porque os representantes do Chile e do Brasil no Conselho Intergovernamental decidiram ampliar suas cotas utilizando os recursos disponíveis no Fundo Multilateral IberCultura Viva para apoiar a formação de organizações culturais comunitárias. Foi a terceira vez que os dois países ampliaram o número de bolsas para candidatos de seus respectivos países, levando em consideração a quantidade e a qualidade dos candidatos.

(*) Onde assistir a aula de Omar Rincón: https://www.youtube.com/iberculturaviva

Tags |