Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

16

ago
2021

Em Notícias

Ministério de Cultura e Patrimônio lança ‘Teatro do Bairro’ para reativar processos criativos nas comunidades do Equador

Em 16, ago 2021 | Em Notícias |

(Fotos e vídeo: Ministério de Cultura e Patrimônio)

.

A convocatória “Teatro do Bairro”, lançada pelo Ministério de Cultura e Patrimônio do Equador, é uma linha de fomento que busca reativar processos artísticos e criativos, com arraigo territorial e comunitário, que se viram afetados pela pandemia de Covid-19. A iniciativa foi apresentada no dia 12 de agosto no Palácio de Carondelet, em Quito, pelo presidente da República, Guillermo Lasso, e a ministra de Cultura e Patrimônio, María Elena Machuca, com a participação do grupo de câmara da Orquestra Sinfónica Nacional e o elenco da Companhia Nacional de Dança do Equador.

“Teatro do Bairro é um mecanismo que busca consolidar a rede de gestão cultural comunitária, tal como manda a Lei de Cultura”, destacou o presidente. “(…) O objetivo é fortalecer a arte e a cultura que nascem no coração da comunidade, para que se tornem sustentáveis e se convertam em uma fonte de renda para milhares de famílias.”

Segundo a ministra, este é um projeto emblemático do governo nacional, executado pelo Ministério de Cultura e Patrimônio com fundos do Instituto de Fomentos a la Creatividad y la Innovación (IFCI). “O Teatro do Bairro aporta segurança, regenera o tecido social e promove a resiliência para enfrentar qualquer situação na vida, com uma atitude positiva e sobretudo criativa. (…) Este projeto é o renascimento da arte e da cultura desde o coração do bairro. Quando um coração bombeia, saudável, a vida flui”, enfatizou Maria Elena Machuca em sua intervenção. 

.

.

A convocatória estará aberta até que o valor total da linha de fomento (US$1.274.844) se esgote, beneficiando diretamente a artistas, gestores culturais comunitários e trabalhadores da cultura equatorianos ou estrangeiros residentes. Cada beneficiário receberá no mínimo 5 mil dólares como incentivo de caráter não reembolsável. O montante dependerá da proposta técnica apresentada. 

Podem postular processos que se sustentam no tempo, que se desenvolvem em um lugar específico (bairro, comunidade ou cantão) e têm relação direta com a comunidade, tendo suas atividades voltadas para a produção, a circulação, a formação e a pesquisa artística e/ou cultural. Os projetos serão avaliados em ordem de ingresso ao sistema do Instituto de Fomentos a la Creatividad y la Innovación (IFCI) por um comitê de seleção, com critérios financeiros, técnicos e de políticas públicas.

A postulação deverá ser realizada pelos chamados “aliados estratégicos” dos artistas e gestores culturais, baixando os formatos na página web  http://www.servicioscreatividad.gob.ec. Um aliado estratégico é uma pessoa jurídica, pública ou privada, com cinco anos de atividade relacionada à arte e à cultura, e que trabalha no mesmo território onde se encontra o processo artístico e/ou cultural que será apresentado. Aqueles que não pertençam ao Sistema Nacional de Cultura podem se registrar como aliados através do site do IFCI: www.creatividad.gob.ec.

.

O presidente Guillermo Lasso e a ministra María Elena Machuca no lançamento do projeto

.

Assista aos vídeos da transmissão do evento de lançamento:

https://www.facebook.com/ComunicacionEcuador/videos/846485256253986

https://www.facebook.com/ComunicacionEcuador/videos/243779634273005

.

Fonte: Ministerio de Cultura y Patrimonio

Tags |