Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

14

jun
2022

Em Notícias

Ministério de Cultura e Esporte da Espanha abre convocatória de projetos para o VIII Encontro Cultura e Cidadania 

Em 14, jun 2022 | Em Notícias |

Está aberta até 23 de junho a convocatória de projetos para o VIII Encuentro Cultura y Ciudadanía, que será realizada de 26 a 28 de outubro no Centro Magallanes de Sevilha (Espanha). Esta oitava edição do encontro pretende ser uma reflexão sobre a questão racial, a presença das minorias na cultura e o papel das instituições e setores culturais neste contexto. 

Iniciativas e projetos alinhados ao tema e conceitos-chave do evento serão selecionados nesta chamada pública, que pela primeira vez é aberta a indivíduos, grupos, associações e entidades públicas ou privadas de todos os países ibero-americanos, além da França. (Os projetos latino-americanos selecionados serão apresentados remotamente, mas existe a possibilidade de abrir uma exceção e combinar com o interessado a presença in loco).

O VIII Encontro de Cultura e Cidadania é uma iniciativa da Direção Geral de Indústrias Culturais, Propriedade Intelectual e Cooperação do Ministério de Cultura e Esporte da Espanha, através da Subdireção Geral de Cooperação Cultural com as Comunidades Autónomas. 

.

Tema do encontro

Esta edição será articulada em torno de um glossário de conceitos para explorar coletivamente um cenário em que variáveis ​​que partem do que se entende por raça, nacionalidade ou identidade não supõem uma barreira no exercício de direitos culturais. Serão problematizados conceitos como raça, diversidade, identidade, decolonialidade ou interculturalidade, na busca de práticas e narrativas culturais transformadoras que ajudem a identificar cenários alternativos e desejáveis.

Há muitas questões a serem abordadas, desde o próprio uso da linguagem. O sistema cultural reproduz e consolida a desigualdade social sofrida pelas minorias? Quais são as exclusões causadas pelo sistema, como enfrentá-las? O que significa o conceito de pessoas racializadas? Onde eles estão no setor cultural? O que entendemos por diversidade, multiculturalismo ou interculturalidade? O que significa descolonizar uma instituição, uma história ou um processo cultural? A partir de onde construir novos espaços de convivência?

.

Seleção de projetos

A publicação dos projetos selecionados será feita no site do programa Cultura e Cidadania a partir de 1º de julho. A comissão consultiva do encontro, em conjunto com os responsáveis ​​pelo Ministério de Cultura e Esporte, selecionará os projetos que considerar de maior interesse de acordo com o tema e conceitos-chave desta edição e a natureza, objetivos e linhas programáticas do programa Cultura e Cidadania, garantindo também o adequado equilíbrio territorial.

A apresentação de projetos será feita em dois formatos: apresentação oral e presença no Espaço de Exposições e Networking. Para o formato oral, serão selecionados até 15 projetos, que serão apresentados pelos responsáveis ​​durante o encontro, presencial ou virtualmente, em painel coletivo com intervenções de 10 a 15 minutos cada. Os projetos de países ibero-americanos, excluindo Espanha e Portugal, só podem ter acesso a esta modalidade. 

Serão selecionados até 20 projetos para o espaço expositivo, preferencialmente os de natureza independente que estejam em processo de desenvolvimento, crescimento e/ou consolidação. A organização será responsável pelas despesas de traslado e alojamento por duas ou três noites de um responsável por cada projeto selecionado (apenas para projetos de Portugal, França e Espanha). Caso um projeto seja escolhido para ambas as modalidades, a organização reserva-se a possibilidade de cobrir as despesas de uma segunda pessoa responsável.

.

(*) Texto atualizado em 20/06/2022, após a prorrogação do prazo de inscrições

.

Saiba mais:

https://culturayciudadania.culturaydeporte.gob.es/encuentro-cultura-ciudadania.html

.

(Fonte: Ministério da Cultura e Esportes)

Tags | ,