Notícias
Ministério das Culturas lança o plano que guiará as políticas culturais da Colômbia para os próximos 15 anos
Em 12, mar 2024 | Em Notícias |
(Texto e foto: MinCulturas)
.
Na próxima quinta-feira, 14 de março, na praça do Centro Nacional de Artes Delia Zapata Olivella, em Bogotá, o ministro das Culturas, das Artes e dos Saberes da Colômbia, Juan David Correa, anunciará o Plano Nacional de Cultura 2024-2038, “Cultura para o cuidado da diversidade da vida, do território e da paz.”
O evento, aberto ao público, contará com a presença das e dos conselheiros nacionais de cultura, bem como um cerimonial de abertura a cargo do mamo Arwa Viku do povo Arhuaco, da Serra Nevada de Santa Marta.
.
O plano
O Plano Nacional de Cultura é o roteiro que definirá as políticas culturais dos próximos 15 anos no país. Foi elaborado a partir de diálogos com cerca de 100 mil cidadãs e cidadãos e agentes culturais.
Este processo, que começou em 2019, busca fazer com que as culturas, as artes e os saberes sejam prioridades nas agendas públicas, privadas e setoriais nacionais e territoriais, para que se reconheça sua contribuição essencial nos debates e nas ações que promovam a transformação social no país.
Com um enfoque biocultural, o plano propõe o reconhecimento e a proteção da diversidade cultural e biológica dos territórios, tendo como base três áreas de trabalho: Diversidade e diálogo intercultural, Memória e criação cultural, e Governança e sustentabilidade cultural.
Também identifica temas estratégicos para o desenvolvimento do setor no presente e no futuro: cultura livre de exclusões; economias sociais, solidárias, alternativas, populares e comunitárias; igualdade de gênero; ação climática; memória e inteligência artificial no contexto da cultura; discriminação e sexismo e práticas culturais em contextos urbanos.
.
Mostra artística
No lançamento, nesta quinta-feira, serão apresentados os Cantos de Trabajo del Llano – manifestação tradicional reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade desde 2017 -, do cantor e compositor Raúl ‘Numerao’ González.
No palco também haverá uma batalha de danças urbanas, da Fundação El Círculo Hip Hop, além da apresentação do vídeo jockey (VJ) Rafa Puyana e do grupo Kombilesa Mí, de San Basilio de Palenque. No encerramento será projetado o vídeo que documenta a obra La Vitrina (1989), da artista María Teresa Hincapié (Armênia, 1956 – Bogotá, 2008).