Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

EDITAIS

28

set
2021

Em EDITAIS
Notícias

“Memórias Vivas”: IberCultura Viva concederá bolsas para seminário sobre arquivos e museus comunitários

Em 28, set 2021 | Em EDITAIS, Notícias |

O programa IberCultura Viva concederá 100 bolsas para o Seminário Intensivo “Memórias Vivas: Arquivos e museus comunitários”, que será realizado de 30 de outubro a 4 de dezembro de 2021, em formato virtual, em conjunto com a área de Mobilização do Conhecimento do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso). As pessoas interessadas ​​devem se inscrever na plataforma Mapa IberCultura Viva até o dia 15 de outubro.

Este seminário é uma proposta de formação dirigida a representantes de organizações culturais comunitárias dos países ibero-americanos. Tem como objetivo fornecer ferramentas para a constituição de arquivos e projetos museais comunitários, contribuindo para a partilha de conhecimentos e saberes, práticas e experiências, pesquisas e reflexões. 

Os encontros virtuais serão aos sábados e terão duração de três horas. Serão seis aulas no total: duas aulas teóricas e quatro de apresentação e transferência de experiências e tecnologias sociais desenvolvidas nos últimos 20 anos. Os fundamentos teóricos estarão ancorados principalmente em autores latino-americanos, e uma extensa documentação será compartilhada, incluindo material audiovisual, fotografias, textos, bibliografias e links. Estão previstas apresentações de experiências do Brasil, México, Colômbia, Chile, Paraguai e Espanha.

.

Quem coordena

A coordenação pedagógica está a cargo de Mário Chagas (Brasil), profissional com larga experiência no campo da museologia e da museografia, com ênfase na museologia social, nos museus sociais e comunitários, na educação museal e nas práticas sociais de memória, política cultural e patrimônio.

Poeta, museólogo, mestre em Memória Social e doutor em Ciências Sociais, Mario de Souza Chagas ́foi um dos responsáveis pela Política Nacional de Museus e um dos criadores do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), do Cadastro Nacional de Museus (CNM), do Programa Pontos de Memória, do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM) e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Foi também fundador da Revista Brasileira de Museus e Museologia (MUSAS) e criador do Programa Editorial do IBRAM. Atualmente é diretor do Museu da República no Rio de Janeiro.

.

Quem pode participar

A convocatória é dirigida a representantes de organizações culturais comunitárias (OCC) de países ibero-americanos (*). Das 100 bolsas disponíveis, ⅔ serão destinadas a pessoas dos 11 países membros do IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru e Uruguai. Os demais ⅓ serão distribuídos entre os candidatos dos outros 11 países da Conferência Ibero-americana: Andorra, Bolívia, Cuba, República Dominicana, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Portugal e Venezuela.

Podem participar representantes de OCCs e representantes de povos originários, indígenas e afrodescendentes. No caso do Brasil, somente podem participar representantes de OCCs certificados como Pontos de Cultura e com cadastro atualizado na plataforma Rede Cultura Viva. No caso do Equador, é preciso estar inscrito no Cadastro Único de Artistas e Gestores Culturais (RUAC). No caso do México, só podem participar representantes de OCCs inscritas no Registro Nacional de Espaços, Práticas e Agentes Culturais (TELAR). 

A seleção buscará contemplar a diversidade temática e a localização territorial entre as OCCs participantes de cada país. Pelo menos 50% das pessoas selecionadas devem ser mulheres. A intenção é que pelo menos 30% das vagas sejam destinadas a representantes de povos indígenas e afrodescendentes. 

.

(*) Texto atualizado em 8 de outubro de 2021, após a ampliação do prazo de inscrições

.

Confira o regulamento: https://bit.ly/3m8TbMv 

Onde se inscrever: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/188/

Como se cadastrar na plataforma Mapa IberCultura Viva

.

Perguntas frequentes

Como iniciar a inscrição?

Para se inscrever em um edital do programa, é necessário primeiro se cadastrar como agente cultural no Mapa IberCultura Viva. Esta plataforma permite o registro de dois tipos de agentes: individuais e coletivos. Por agentes individuais entendemos indivíduos, e por agentes coletivos, organizações culturais comunitárias, entidades, povos indígenas, coletivos, grupos e instituições. Neste concurso, é obrigatório o registro do perfil de agente individual (a pessoa física que será responsável pela inscrição). 

Atenção: O sistema só aceita registros de agentes individuais para os editais e concursos. Caso o perfil do candidato esteja registrado como “agente coletivo”, é necessário alterá-lo para “individual” para que o seu nome seja encontrado no campo de busca da página inicial do concurso.

(Aqui está um guia que pode ajudar no registro na plataforma: http://iberculturaviva.org/manual/?lang=es)

.

Se o candidato participou de outro edital do IberCultura Viva por meio desta plataforma, ele deve se registrar novamente como agente?

Não. Pessoas que já participaram de algum edital do programa publicado no Mapa IberCultura Viva ou já preencheram o perfil nesta plataforma não precisam se cadastrar novamente como agentes; só precisam inserir o nome no campo de busca para iniciar a inscrição.

O campo “Registrar” na página inicial do Mapa IberCultura Viva é usado apenas pela primeira vez. Nas seguintes vezes é necessário ir em “Ingresar” para acessar o seu perfil. (Será necessário clicar em “Editar” para acessar / alterar os dados cadastrais.)

Atenção: lembre-se que existem duas etapas para se inscrever na convocatória: 1) preencher o registro de agente individual no Mapa IberCultura Viva (se você já participou de outros editais do programa, deve usar o mesmo registro); 2) preencher o formulário de inscrição do seminário.

.

Uma vez concluído o cadastro como agente, onde encontro o formulário de inscrição do edital?

Quando você tiver um perfil de agente cadastrado, clique em “Editais” (no alto da tela) e procure o arquivo que aparece com o título “Seminario Intensivo ‘Memorias Vivas. Archivos y Museos Comunitarios” CLACSO-IberCultura Viva 2021’”.  

Para iniciar a inscrição, clique no campo de busca, localize o nome da pessoa responsável (seu perfil de agente previamente registrado) e selecione “Realizar inscrição“. O formulário aparecerá em seguida, primeiro em espanhol e depois em português. 

O sistema gera um “número de inscrição”, que deve ser fornecido sempre que você entrar em contato com o programa IberCultura Viva para obter qualquer informação sobre sua proposta.

Atenção: A qualquer momento é possível salvar os dados cadastrais utilizando o botão “Salvar” na margem superior direita. Depois de fazer isso, você pode sair da plataforma e continuar em outro momento, antes do final do período de inscrição. 

.

Como saber se a candidatura foi realmente enviada?

A candidatura só será enviada após o preenchimento de todos os campos obrigatórios do registo do agente e da ficha de inscrição do edital, incluindo os anexos.

Caso o cadastro do agente na plataforma não tenha sido totalmente preenchido, não será possível enviar  inscrição. O sistema apresentará um alerta (um “!” vermelho no qual se deve clicar para saber onde está o problema). 

Se o erro estiver no registro do agente, será necessário acessar “Meu perfil” (clicando no nome ou na foto do perfil) e editar o cadastro, preenchendo todos os campos do formulário. Atenção: é necessário preencher todos os campos marcados com o símbolo “*” e selecionar pelo menos uma área de atuação, no canto superior esquerdo da página.

Verifique as informações antes de clicar em “Enviar inscrição”. Após o envio não será possível editá-la. A plataforma exibirá uma confirmação: o dia e a hora do envio da inscrição aparecerão na tela destacados em verde.

.

(*) Os países ibero-americanos são: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala , Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai, Venezuela.

.

(Foto: Bernardo Guerreiro. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. São Jorge, 2015)

Tags | , ,