Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

EDITAIS

31

mar
2020

Em EDITAIS
Notícias

IberCultura Viva anuncia a lista de pessoas selecionadas no Edital de Bolsas 2020 

Em 31, mar 2020 | Em EDITAIS, Notícias |

(Foto: Marina Leitner)

 

O programa IberCultura Viva publicou nesta terça-feira, 31 de março, a lista de pessoas selecionadas para a terceira turma do Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária FLACSO-IberCultura Viva. O edital teve inscrições abertas de 20 de dezembro de 2019 a 16 de fevereiro de 2020. 

Das 272 candidaturas inscritas, foram selecionadas 79, repartidas equitativamente entre os países membros do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru e Uruguai. Cada país teve 8 pessoas selecionadas, à exceção da Espanha, que tinha 7 candidaturas apresentadas. (Brasil foi o país com o maior número de inscrições, 67, seguido de Chile, Peru, Argentina e México, respectivamente com 41, 39, 34 e 34 candidaturas.)

Um total de 87 bolsas (três a mais que o número inicialmente anunciado) será concedido pelo programa para esta edição de 2020 do curso da FLACSO. Além das 79 hoje anunciadas, outras 8 serão concedidas para a Colômbia, país que se integrou ao programa em março, e que contou com uma convocatória especial de bolsas iniciada no último dia 18 e encerrada nesta segunda-feira 30. Ao longo desses 12 dias, foram enviadas 184 postulações. O resultado final da Colômbia será anunciado antes do início das aulas, previsto para 16 de abril. 

A seleção

O edital estava destinado a pessoas vinculadas às políticas culturais, tanto funcionários públicos como representantes de organizações culturais comunitárias dos países integrantes do programa IberCultura Viva. A seleção levou em conta critérios como a experiência em gestão cultural comunitária, em gestão de políticas públicas culturais, além da formação específica em gestão cultural ou disciplinas afins.

As pessoas que receberam as maiores pontuações em cada país foram as selecionadas para receber as bolsas. Estas 79 pessoas receberão um correio eletrônico de FLACSO-Argentina com os passos a seguir para efetivar a bolsa e completar a inscrição no curso de pós-graduação. 

 

O curso

O Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária será realizado de abril a dezembro, de maneira virtual, junto à Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (sede Argentina). Para participar, é necessário contar com disponibilidade de ao menos 10 horas semanais. As aulas são ministradas em espanhol, exceto as que estão a cargo de professores brasileiros, que são dadas em português e têm tradução para o espanhol.

Os conteúdos do curso de pós-graduação estão distribuídos em seis módulos e 24 aulas. As aulas são publicadas uma vez por semana – com uma semana de recesso no final de cada módulo – e se abre um fórum para cada aula publicada, gerando um espaço de debate e intercâmbio de ideias e experiências em torno dos temas tratados.  

Para cumprir com os objetivos do curso, deve-se realizar um trabalho parcial escrito sobre os três primeiros módulos e um trabalho final integrador, que consiste em desenhar e planejar um projeto cultural comunitário ou uma política cultural pública de base comunitária. Os trabalhos podem ser entregues na língua nativa (espanhol ou português).

As pessoas selecionadas neste edital receberão uma bolsa integral e não terão que pagar nada pelo curso, desde que cumpram com as avaliações parciais e apresentam o trabalho final. 

 

Confira a lista de pessoas selecionadas no edital:

Informação aos Interessados II: Etapa de Avaliação – Edital de Bolsas para o Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária FLACSO 2020 – Resultado final

 

Saiba mais sobre o curso:

https://flacso.org.ar/formacion-academica/posgrado-internacional-en-politicas-culturales-de-base-comunitaria/

 

Leia também:

272 candidaturas são habilitadas para as bolsas do Curso de Políticas Culturais de Base Comunitária
IberCultura Viva concederá 84 bolsas para a Pós-graduação em Políticas Culturais de Base Comunitária

Tags | , , , ,