Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Destaque

23

jan
2024

Em Destaque
EDITAIS
Notícias

IberCultura Viva abre o Edital de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2024

Em 23, jan 2024 | Em Destaque, EDITAIS, Notícias |

(Foto: Luciele Oliveira/MinC)

.

O programa IberCultura Viva abriu nesta terça-feira, 23 de janeiro, o prazo de inscrições para o Edital de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2024. As organizações culturais comunitárias, povos originários e comunidades afrodescendentes interessadas em realizar eventos em conjunto com outras organizações ou coletivos podem se inscrever no Mapa IberCultura Viva até o dia 11 de março de 2024.

O valor total destinado a esta edição da convocatória é de 189 mil dólares, o maior montante concedido pelo IberCultura Viva em 10 anos de programa. Cada projeto selecionado receberá até 5 mil dólares para os gastos de produção e/ou comunicação do evento proposto.

Os eventos propostos podem ser festivais, feiras, encontros, congressos, jornadas de debates, assembleias, seminários, colóquios e simpósios, com alcance municipal, estadual, nacional ou internacional. As atividades devem ser desenvolvidas entre junho e novembro de 2024, com entrada livre e gratuita, e ter ao menos três organizações ou coletivos de base comunitária envolvidos em sua produção.

Este ano, assim como em 2023, também podem ser apresentadas propostas que incluam a temática da inclusão digital, para promover projetos de redes culturais comunitárias que ponham em prática e/ou fomentem o acesso à internet e as diversas ferramentas digitais nos territórios. 

A convocatória está aberta a organizações culturais comunitárias, povos originários e comunidades afrodescendentes dos 12 países membros do programa (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Paraguai, Peru e Uruguai), além da República Dominicana (país convidado).

.

Organização responsável

Os projetos devem ser apresentados por uma organização com personalidade jurídica, sem fins lucrativos, que ficará a cargo da administração dos recursos. No caso do Brasil, podem participar como organizações responsáveis apenas aquelas certificadas como Pontos ou Pontões de Cultura, com cadastro atualizado na plataforma Rede Cultura Viva. No Chile, as organizações responsáveis devem estar cadastradas no Registro Nacional de Puntos de Cultura Comunitaria, lançado em 2023. 

No caso do Equador, a pessoa responsável pelo projeto deve estar inscrita no Registro Único de Actores Culturales (RUAC). No México, a organização responsável deve estar no Registro Nacional de Espacios, Prácticas y Agentes Culturales (TELAR). No caso do Peru, as organizações responsáveis devem ser reconhecidas pelo Ministério da Cultura como Puntos de Cultura ou estar inscritas no Registro de Organizaciones Afroperuanas Representativas (ROA).

.

Confira o regulamento: https://bit.ly/3ubBiVp

Inscrições: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/265/

Consultas: programa@iberculturaviva.org

Como se registrar no Mapa IberCultura Viva: http://iberculturaviva.org/manual/