Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

EDITAIS

27

fev
2020

Em EDITAIS
Notícias

272 candidaturas são habilitadas para as bolsas do Curso de Políticas Culturais de Base Comunitária

Em 27, fev 2020 | Em EDITAIS, Notícias |

(Foto: Marina Leitner)

 

Entre 20 de dezembro de 2019 e 16 de fevereiro de 2020, o programa IberCultura Viva recebeu um total de 272 inscrições no edital de bolsas para a terceira edição do Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária FLACSO-IberCultura Viva. Todas foram consideradas habilitadas e seguirão no processo de avaliação do edital.

O programa concederá um total de 84 bolsas completas do curso, repartidas equitativamente entre os países membros do Conselho Intergovernamental. O país com maior número de postulações é o Brasil (67). Depois vêm Chile (41), Peru (39), Argentina (34), México (34), Equador (17), El Salvador (15), Uruguai (10), Costa Rica (8) e Espanha (7).

O resultado final será anunciado antes de 30 de março. A etapa de avaliação das propostas habilitadas será de responsabilidade do Conselho Intergovernamental e do Comitê Técnico. O Conselho Intergovernamental é formado pelos representantes dos países membros, e o Comitê Técnico, pelos representantes do Comitê Executivo do programa. Um representante da Unidade Técnica atuará como observador.

A seleção levará em conta critérios como a experiência em gestão cultural, em ações culturais comunitárias e na incidência, elaboração e execução de políticas públicas de cultura, além da formação universitária em gestão cultural, artes, ciências sociais, humanas ou econômicas. Quem pertence a povos indígenas ou é afrodescendente receberá um ponto extra na avaliação. A classificação final considerará as maiores pontuações obtidas, e pelo menos 50% das pessoas selecionadas deverão ser mulheres.

 

O curso

O Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária FLACSO-IberCultura Viva será realizado a distância, entre abril e dezembro de 2020, através do Campus Virtual da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO), sede Argentina. 

Os conteúdos estarão distribuídos em seis módulos e 24 aulas. As aulas serão ministradas em espanhol, exceto aquelas a cargo de professores brasileiros, que serão oferecidas em português e terão tradução para o espanhol. 

Para cumprir com os objetivos do curso será necessário realizar um trabalho parcial sobre os três primeiros módulos e um trabalho final integrador, que consiste em desenhar e planejar um projeto cultural comunitário ou uma política cultural pública de base comunitária. Os trabalhos poderão ser entregues na língua nativa (espanhol ou português). 

 

Confira a lista de pessoas candidatas habilitadas:

Informação aos Interessados I – Edital de Bolsas para o Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária FLACSO 2020 – Etapa de Habilitação

 

 

 

Tags | , , ,