Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

01

jun
2020

Em Notícias

Ministério da Cultura e Patrimônio do Equador lança o Plano Integral de Contingência para as Artes e a Cultura

Em 01, jun 2020 | Em Notícias |

A pandemia e o confinamento vêm afetando de maneira especial o setor artístico e cultural no mundo todo. No Equador, onde a grande maioria de artistas e gestores culturais são trabalhadores independentes que têm trabalhos temporários sem acesso à segurança social, o Ministério de Cultura e Patrimônio busca apoiá-los nesta difícil conjuntura através do Plano Integral de Contingência para as Artes e a Cultura.

“Cultura em Movimento – Emerge 2020” é a linha de fomento para a circulação e programação cultural, com inscrições abertas desde 28 de maio. Para o seu desenvolvimento, o Instituto de Fomento às Artes, Inovação e Criatividades (IFAIC) destinará recursos financeiros não reembolsáveis, um montante de US$ 1.007.410, provenientes do Fundo de Fomento às Artes, à Cultura e à Inovação. Um dos objetivos é gerar ingressos para ao menos 2.500 trabalhadores da cultura. 

Esta linha de apoio busca financiar a circulação de projetos artísticos e culturais que se encontrem encerrados o em processo de encerramento. Isso implica que os projetos contem com um processo prévio de pesquisa e planejamento, assim como também equipe estabelecida, esquema de desenvolvimento e proposta de circulação e difusão. Os projetos deverão priorizar o investimento dos recursos para a geração de trabalho para distintos trabalhadores da cultura e das artes no Equador. 

Podem participar desta convocatória produtores, artistas, realizadores, gestores culturais, programadores ou promotores de projetos e espaços culturais registrados no Registro Único de Artistas e Gestores Culturais (RUAC). Podem participar tanto pessoas físicas registradas no RUAC, assim como pessoas jurídicas, de direito privado, domiciliadas no Equador, cujas atividades estejam relacionadas com os âmbitos de fomento à cultura. Os projetos postulantes nesta categoria devem ser 100% executados no Equador.

Histórias da quarentena

Outra das novas linhas de fomento ajustadas à situação criada pela emergência sanitária é “Histórias da quarentena”, realizada pelo Instituto de Cinema e Criação Audiovisual (ICCA) com um orçamento de US$ 100 mil para a criação de sete curtas-metragens. Nesta convocatória pública, os recursos têm como prioridade gerar trabalho para técnicos e elenco do setor audiovisual equatoriano, um dos grupos mais vulneráveis dessa cadeia de produção. A fase de postulação começou em 14 de maio e estará vigente até 22 de junho.

Esta convocatória é dirigida a projetos de curta-metragem com roteiro e tratamento (ficção) ou pesquisa prévia e um tratamento descritivo (documentário), cuja temática se relacione a acontecimentos do Equador nestes tempos de COVID-19. Todo este material servirá para contar com uma memória social do impacto desta pandemia no país.

Poderão se inscrever nesta categoria pessoas jurídicas equatorianas, de direito privado, domiciliadas no Equador, cujas atividades sejam as de produção cinematográfica e/ou audiovisual, e que não tenham iniciado a rodagem principal do curta-metragem.  Será priorizada a seleção de projetos provenientes de diferentes províncias do país.

Confira os regulamentos:

* Cultura em Movimento – Emerge 2020: https://bit.ly/2ZVjbSg

* Histórias de quarentena: https://bit.ly/3gPARoz

 

Tags | , ,