Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

07

jun
2022

Em Notícias

Encontros de mulheres negras e de povos indígenas: os projetos da Colômbia selecionados no Edital de Apoio a Redes 2022

Em 07, jun 2022 | Em Notícias |

A 1ª Convenção de Mulheres Negras da Amazônia Colombiana e o Conselho Intercultural de Conhecimento Musical Próprio são as duas propostas de eventos apresentadas por organizações colombianas no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2022. O primeiro projeto, que ocorrerá na cidade de Florencia (departamento de Caquetá), é um encontro voltado para mulheres jovens e adultas afro-colombianas, com processos e ações de liderança em seus territórios. A segunda reunirá na cidade de Suba (Bogotá) representantes de três povos indígenas: Muisca, Nasa e Zio Bain. A ideia é gerar um encontro intercultural e colaborativo sobre educação musical indígena com uma abordagem abrangente que articule espiritualidade, linguagem e seus processos organizacionais. 

.

* Nome da rede ou articulação: Organizaciones de base afrocolombianas del municipio de Florencia (Frema, Afrocaq, Funamu)

* Nome do projeto: 1ª Convención de Mujeres negras de la Amazonía colombiana – Territorio, saberes y cuidado colectivo

.

A 1ª Convenção das Mulheres Negras da Amazônia Colombiana será um espaço de encontro de lideranças sociais e comunitárias da região que se realizará entre os meses de junho e agosto, na cidade de Florencia (departamento de Caquetá). Ao longo de três dias, serão promovidas diferentes atividades e dinâmicas para fortalecer os processos organizacionais das mulheres participantes.

Além de promover o diálogo e o intercâmbio de saberes, experiências e práticas associadas à riqueza cultural e ancestral das comunidades afro nesta zona do país, esta convenção visa tecer redes de apoio e cuidados que contribuam para o desenvolvimento social, ambiental, político, econômico e cultural. 

O programa conta com cinco oficinas, uma para cada tema do evento: meio ambiente, cuidado coletivo, intercâmbio de saberes ancestrais, liderança, educação étnica e antirracismo. Também está prevista a realização da memória audiovisual do evento, por meio de um pequeno documentário, e uma memória narrativa.

As atividades buscam empoderamento e fortalecimento cultural a partir do compartilhamento de saberes tradicionais e ancestrais das comunidades negras da Amazônia. Entre eles, destacam-se oficinas de instrumentos musicais, apresentações artísticas de música e dança e preparação coletiva de receitas tradicionais. 

Com este encontro, espera-se alcançar a ampliação da Rede de Mulheres Afro-Amazônicas e criar uma rota de ação para a advocacia na perspectiva das mulheres negras na região amazônica. A intenção é que pelo menos 10 organizações sociais e comunitárias de diferentes municípios da Amazônia façam parte da rede, a fim de criar possibilidades de articulação, trabalho colaborativo, incidência e cuidado coletivo. 

(Foto: Fundación Red de Mujeres Afroamazónicas)

.

Participantes 

As Organizações de Base do Município de Florencia (Frema, Afrocaq e Funamu), que apresentaram este projeto ao Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2022, é uma rede que articula esforços para ações políticas, econômicas, culturais e sociais para a população afrodescendente, a fim de restabelecer seus direitos e, assim, visibilizar suas necessidades e apresentar soluções alternativas.

A Fundación Red de Mujeres Afroamazônicas de Caquetá (Frema), responsável pelo projeto, é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2019 e formada por mulheres afro-colombianas, habitantes do departamento de Caquetá. Seu objetivo é reivindicar e promover os direitos humanos, sociais, territoriais, econômicos, culturais, ambientais e políticos das comunidades negras, afro-colombianas, raizales e palenqueras a partir de uma perspectiva étnica.

Outra participante é a Fundación Afrocolombiana de Caquetá (Afrocaq), que foi criada em 2017 na cidade de Florencia com a missão de promover a reivindicação e o desenvolvimento dos direitos humanos da população afro-colombiana. Suas ações incluem formulação, planejamento, implementação e execução de programas e projetos que atendam às necessidades da população em situação de vulnerabilidade. 

A Fundación Afrocolombianos Unidos para la Cultura y los Derechos Humanos (Funamu), por sua vez, é uma organização sociocultural sem fins lucrativos que desde 2007 atua na proteção do patrimônio cultural e na divulgação de práticas artísticas, bem como na promoção dos direitos, desenvolvimento social e participação das comunidades afro-colombianas. A fundação tem participado de diversas iniciativas, desde atividades de música e dança até a implantação de hortas urbanas, passando por processos de liderança juvenil, como a primeira versão do Dale Amazônia, implementada em parceria com a corporação Manos Visibles, para a formação de mais de 40 lideranças da região amazônica em questões de liderança e defesa do território.

(Foto: Funamu)


.

* Nome da rede ou articulação: Ty Kuvx Juinjaye

 * Nome do projeto: Consejo Intercultural de Saberes Musicales Próprios

.

O projeto “Conselho Intercultural de Saberes Musicais Próprios” é concebido como um espaço de encontro entre os povos originários Muisca de Suba, Nasa e Zio Bain, a ser realizado no território ancestral Muisca de Suba (Bogotá) em julho de 2022. A intenção é desenvolver atividades de formação musical a partir da experiência de cada povo, bem como realizar diálogos de saberes sobre espiritualidade e revitalização de suas próprias línguas, e um intercâmbio sobre processos organizacionais indígenas.

(Foto: Cabildo Indígena Muisca Suba)

Este espaço de encontro visa consolidar uma rede colaborativa e solidária entre os povos e organizações participantes, com vista à sobrevivência e revitalização das suas práticas musicais e culturais. Além disso, busca aprofundar o conhecimento dos agentes culturais de cada cidade e organização; identificar e consolidar estratégias pedagógicas alternativas; fortalecer os processos organizacionais de cada povo a partir do intercâmbio e criar uma rede intercultural de mulheres indígenas.

A rede Ty Kuvx Juinjaye, que apresentou este projeto ao Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2022, é uma articulação inicialmente formada para a concepção e a implementação do Conselho Intercultural de Saberes Musicais Próprios. As entidades que o compõem são comunidades indígenas dos territórios de Suba (Bogotá), Tierradentro (Cauca) e Siona Vegas de Santana (Puerto Asís, Putumayo).

.

Organizações participantes

O Consejo Indígena Muisca de Suba, fundado em 1990, é uma comunidade de habitantes ancestrais do território de Bogotá. São mais de 3 mil famílias indígenas muiscas, dispostas em 13 macro sobrenomes/clãs, que sobreviveram neste território desde antes de Suba ser localidade (1954) ou município (1875). O conselho indígena é reconhecido pelo Ministério do Interior e pela Prefeitura de Bogotá como entidade pública especial. Sua figura organizacional conta com autoridades e conselhos tradicionais, como idosos, jovens, mulheres, saúde, educação e guarda indígena. Dentro do fortalecimento cultural, o município promove o desenvolvimento de processos educativos em torno da revitalização da própria música, por meio de oficinas de dança, música e canto.

Lengua muisca (Foto: Cabildo Indígena Muisca Suba)

Também participa deste projeto o Proceso de Formación Cultural para el Cuidado y la Maduración de las Semillas de Kiwe’ Uma’, que teve início em 2013 no Território Tierradentro, em Cauca. A iniciativa surgiu com a intenção de gerar um processo de formação, pesquisa e vivência dos valores, saberes e práticas culturais do povo indígena Nasa, para semear nas crianças e jovens sentimentos e pensamentos que valorizem e protejam a terra como mãe, a espiritualidade como princípio de identidade e a língua materna como expressão de profundo sentimento e conhecimento. A partir daí percorreram o território com o propósito de reivindicar e vivenciar práticas culturais como a música nasa, desenvolvendo um processo de formação musical próprio a partir do acompanhamento de grupos, participação em rituais do povo nasa e encontro com músicos mais velhos que conhecem o território. .

A terceira entidade que apresenta o projeto é a Reserva Indígena Siona Vegas de Santana (Puerto Asís, Putumayo). Esta comunidade faz parte do povo original Zio Bain (Povo de Chagra), um habitante ancestral da bacia do rio Gantëya ou Putumayo e seus afluentes. Dentro das atividades de fortalecimento cultural, a reserva desenvolve atividades voltadas à formação das famílias,como oficinas de artesanato, dança, música e linguagem própria (Mai coca). Desde 2021 é realizado um processo pedagógico voltado para a revitalização da música própria, por meio da criação coletiva de canções em Mai coca, da prática musical coletiva e da reconstrução dos instrumentos musicais próprios de Zio Bain.

(Foto: Suiya Bain)