Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

28

set
2022

Em Notícias

Encontro entre Culturas: coletivos afro-uruguaios e indígenas promovem 4 dias de atividades em Maríndia

Em 28, set 2022 | Em Notícias |

A segunda edição do Encontro entre Culturas, um dos eventos selecionados no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2022, se realizará de 1º a 4 de outubro no Espaço Cultural Por Amor al Arte, em Marindia (Uruguai), desta vez ampliando a visão das culturas indígenas e afro-uruguaias e integrando a esta instância o tema de gênero como eixo central. 

Dois turnos de atividades foram propostos para este ano. O primeiro, que será neste sábado e domingo (1 e 2 de outubro), se dirige ao público jovem e adulto. O segundo, na segunda e na terça (dias 3 e 4), se destina a adolescentes e jovens, principalmente estudantes do ensino médio.

Na jornada dedicada aos povos originários, haverá a participação do coletivo Tapeabiru, de Biguaçu (Santa Catarina, Brasil), e do Clan Choñik (povo Charrúa), de Montevidéu. Nas atividades deste dia será abordado o papel da mulher charrúa em temas como gestação, parto e criação de meninas e meninos. Também se trabalha destacando a conexão com a fertilidade da Mãe Terra, a abundância, o cuidado com a semente tradicional orgânica e a soberania alimentar. 

Está prevista a realização de uma oficina de horta e semeadura do milho, uma degustação da culinária desses povos, uma mostra visual e uma oficina interativa de contexto histórico do que foi trabalhado na jornada.

Na outra jornada, que terá a presença do coletivo La Marea Candombe, as atividades giram em torno do papel da mulher na cultura afro-uruguaia, partindo da gestação, parto e criação de filhos/as e seu paralelismo com o nascimento da sociedade atual. A programação inclui uma oficina, uma degustação, uma mostra visual e a elaboração de um mural sobre a temática de ambos os dias, além do toque dos tambores e um encerramento com a comparsa de mulheres.

Tags | ,