Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

EDITAIS

09

nov
2015

Em EDITAIS
Notícias

Convocatória IberCultura Viva/Emergências levará ao Rio de Janeiro 20 representantes de iniciativas culturais ibero-americanas

Em 09, nov 2015 | Em EDITAIS, Notícias |

meme-emergencias-ptPensadores, ativistas, artistas, produtores culturais, gestores e agentes políticos de todo o mundo estarão reunidos no Rio de Janeiro, de 7 a 13 de dezembro, para discutir temas da atualidade a partir da cultura, da política e da cidadania. Serão sete dias de debates, oficinas, encontros e apresentações no Rio, em Niterói e na Baixada Fluminense. O evento, que ganhou o nome de Emergências, é uma realização do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC).

Para apoiar a participação de representantes de iniciativas culturais ibero-americanas no encontro, o programa IberCultura Viva lança nesta segunda-feira (9/11) a Convocatória Emergências. Vinte pessoas receberão passagens aéreas para o Rio de Janeiro. Não serão pagas diárias. A organização do evento oferecerá alternativas de hospedagem solidária, acampamento e alimentação. Um camping com banheiros e controle de entrada e saída será montado para receber os participantes do encontro.

Podem participar da convocatória representantes de movimentos sociais, organizações e coletivos culturais e redes de toda a comunidade ibero-americana, com a exceção do Brasil. Os interessados devem ter idade mínima de 18 anos.

Entre os critérios a serem avaliados estão a experiência em atividades culturais e em articulação de redes. Também serão levadas em conta questões de gênero, etnia e faixa etária (jovens, mulheres, transgêneros, afrodescendentes e indígenas terão pontuação extra).

As inscrições devem ser feitas até o dia 16 de novembro por meio do preenchimento on-line do formulário disponível nos sites do evento (emergencias.cultura.gov.br) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (www.oei.org.br).

O encontro

O evento pretende criar um território cognitivo e afetivo, um espaço de conexão e diálogos para viver e pensar as aventuras políticas do século 21. A ideia é reunir coletivos, indivíduos e redes que entendem que a mudança só virá a partir de uma transformação cultural e de uma mentalidade baseada no respeito à diversidade.

“Emergências”, aqui, deve ser entendida em dois sentidos. Primeiro, o da urgência, pela necessidade de ações de enfrentamento dos retrocessos no campo dos direitos culturais e no conjunto dos direitos humanos. Segundo, pelo surgimento de um novo contexto social, cultural, político e econômico marcado por novas formas de convivência.

O objetivo é pensar a cultura na centralidade das lutas pela ampliação dos direitos e entender as mudanças no campo da política, dos comportamentos, da economia, das artes, e debater a emergência de novos modelos de sociabilidade.

Serão temas de debate o contexto político do Brasil, os feminismos, a relação entre a cultura e a cidade, as culturas indígenas, a revolução comunicacional, a internet como espaço público, a crise migratória e a interculturalidade, as estéticas emergentes, arte e diversidade, o aquecimento global, as intolerâncias religiosas, a política de drogas e o relacionamento com o extermínio da juventude negra, entre outros.

Link formulário:

https://emergencias.cultura.gov.br/pb/convocatoria-ibercultura-viva-emergencias/

 

Tags | , ,