Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

27

set
2021

Em Notícias

Começa no Chile o 3º Encontro Nacional de Organizações Culturais Comunitárias

Em 27, set 2021 | Em Notícias |

O 3° Encontro Nacional de Organizações Culturais Comunitárias do Chile (ENOCC 2021) será realizado excepcionalmente em formato virtual a partir desta segunda-feira, 27 de setembro. As atividades por videoconferência seguem até sábado, 2 de outubro, e são abertas a todas as pessoas interessadas ​​em cultura comunitária, com inscrição prévia e transmissão pela página de Facebook do evento.

O objetivo desta terceira edição do encontro foi criar um espaço colaborativo para o reconhecimento e a valorização da cultura comunitária, por meio do encontro, da reflexão, da divulgação e aprendizagem da dimensão pública e comunitária, como parte das instâncias de difusão de suas práticas e ações nos territórios, a partir da cultura e das artes. 

No âmbito do ENOCC 2021, serão promovidos espaços de conversação entre organizações, e convidados/das nacionais e internacionais. Além dos/das representantes das Mesas Regionais de OCCs do país, que estarão presentes em todas as atividades programadas, esses bate-papos contarão com convidados como o sociólogo Tomás Peters (Instituto de Comunicação e Imagem, Universidade do Chile) e o historiador e escritor Célio Turino, um dos criadores do programa Cultura Viva no Brasil.

Peters participa das “Conversas sobre Políticas Culturais Comunitárias” nesta segunda-feira, das 18h às 20h (horário chileno). Amanhã (28/09), paralelamente, a deputada Jandira Feghali, autora do projeto da Lei de Cultura Viva do Brasil, aprovado em 2014, será um dos convidados das “Conversas sobre legislação para cultura comunitária”. Na quarta-feira, 29/09, Turino estará nas “Conversas sobre financiamento e colaboração na cultura comunitária”.

.

Encontros anteriores

As duas edições anteriores do encontro nacional ocorreram em formato presencial e foram experiências que contribuíram para os temas do 3º Encontro Nacional de OCCs. A primeira reunião (2018) foi realizada na cidade de Mantagua, município de Concón, Região de Valparaíso, onde foi ratificada a necessidade de “promover encontros entre organizações para dar visibilidade e financiar o trabalho comunitário”. 

Na segunda reunião (2019), realizada na localidade de El Molle, comuna de Vicuña, região de Coquimbo, foi exigida “maior participação nas ações e programas voltados para a cultura comunitária, e as fontes de financiamento disponíveis e de acordo com as necessidades das Organizações Culturais”. 

.

 Confira a programação do ENOCC 2021

.

Saiba mais: www.cultura.gob.cl/enocc/

Consultas: redcultura@cultura.gob.cl

Fonte: Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio de Chile