Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

23

maio
2022

Em Notícias

Andrea Neira inicia a série de aulas abertas do Curso de Pós-Graduação em Políticas Culturais de Base Comunitária 2022

Em 23, maio 2022 | Em Notícias |

 

A primeira aula aberta da edição 2022 do Curso de Pós-Graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária FLACSO-IberCultura Viva será um encontro com Andrea Neira, nesta quinta-feira, 26 de maio, às 12h (horário de Brasília). A palestra “Cultura e Decolonialidade” será transmitida no canal IberCultura Viva no YouTube

Professora universitária há mais de 11 anos, em diversas universidades públicas e privadas da Colômbia, Andrea Neira é doutoranda em antropologia na Universidade de Cauca, com mestrado em Estudos Feministas e de Gênero. Também tem no currículo trabalhos com gestão acadêmica e administrativa de pesquisa e projeção social. 

Além de coordenadora do Grupo de Trabalho “Epistemologias, territórios e cultura decoloniais”, da CLACSO, ela é pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Gênero da Universidade Nacional da Colômbia e faz parte do grupo de trabalho “Masculinidades na América Latina. Fricções, vazamentos e fissuras”. 

Seus temas de pesquisa, atravessados ​​especialmente por feminismos negros e pós-coloniais, são: masculinidades, militarização, conflito armado e processos de reincorporação; economias alternativas e feministas; subjetividades juvenis, hip hop e paz; e pós-desenvolvimento e alternativas ao desenvolvimento. Em 2019, Andrea Neira ganhou o Prêmio Jorge Bernal de Investigación Social.

Outras duas aulas abertas serão realizadas este ano, na quinta turma do curso ministrado no campus virtual da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO-Argentina). Esses encontros virtuais (pelo Zoom) contam com a participação dos alunos matriculados no curso (que podem tirar dúvidas durante a videoconferência) e estão disponíveis no canal do YouTube do IberCultura Viva para quem quiser assistir depois.  

.

Aulas anteriores

.

As aulas transmitidas pelo YouTube foram uma novidade da edição 2021 do Curso Internacional de Pós-Graduação em Políticas Culturais de Base Comunitária. A primeira palestra, realizada em 27 de maio de 2021, foi “Cultura: espécies culturais digitais e territoriais“, do professor Omar Rincón (Colômbia). A segunda, em 15 de setembro, foi “Gestão cultural dissidente, decolonial, comunitária e feminista“, dada pela guatemalteca Lucía Ixchíu. A argentina Laura Taube ministrou a terceira e última aula aberta do ano, “Desenvolvimento de públicos para o setor cultural”, no dia 11 de novembro.

.

Acompanhe a transmissão:

.

Quando:

Quinta-feira, 26 de maio

9h (CRI-SLV), 10h (COL-MEX-ECU-PER), 11h (CHL-BOL – VEN-PRY), 12h (ARG-BRA-URY), 17h (ESP)

Tags | , ,