Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Destaque

07

out
2021

Em Destaque
EDITAIS
Notícias

48 vídeos passam para a segunda etapa do concurso “Juventudes e cultura comunitária”

Em 07, out 2021 | Em Destaque, EDITAIS, Notícias |

Quarenta e oito vídeos realizados por jovens de sete países foram habilitados a seguir para a próxima etapa do concurso “Juventudes e cultura comunitária – O protagonismo dos e das jovens como agentes de mudança social”. O edital, lançado pelo programa IberCultura Viva no dia 13 de julho, recebeu um total de 60 postulações de Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, México e Peru. O prazo de inscrições na plataforma Mapa IberCultura Viva terminou em 30 de setembro.

A primeira lista de candidaturas habilitadas foi publicada no dia 7 de outubro, quando se abriu um prazo de três dias para recursos. As pessoas responsáveis pelas inscrições consideradas não habilitadas por problemas com a documentação, como falta de nomes ou assinaturas de pessoas coautoras, tiveram um prazo de três dias úteis (até a última segunda-feira, 11 de outubro) para corrigir a postulação. A Unidade Técnica aceitou 13 recursos apresentados dentro do prazo estabelecido.

Com a incorporação desses 13 vídeos, o concurso agora conta com 14 candidaturas provenientes do México, 13 do Brasil, 9 do Peru, 6 da Argentina, 3 da Colômbia, 2 do Equador e 1 da Costa Rica. Estas 47 pessoas que enviaram a documentação corretamente passam para a segunda etapa do edital, uma comissão formada por quatro membros das instituições representantes dos países ante o programa (REPPI) ficará encarregada de selecionar os vídeos ganhadores.

Os critérios de avaliação incluem a adequação aos objetivos do tema, a realização técnica, a clareza da proposta e a metodologia de produção (coletiva, comunitária ou participativa). Vídeos realizados por mulheres, pessoas transgênero ou integrantes de povos originários/indígenas ou afrodescendentes, bem como aqueles realizados com modelos horizontais de produção audiovisual, que contemplem a participação e inclusão, serão considerados com maior pontuação na seleção.

Além disso, receberão mais pontos as produções que tenham uma perspectiva de gênero, interseccional ou intergeracional; que promovam os direitos humanos e os direitos culturais; que abordem o desenvolvimento cultural e o envolvimento da comunidade; que reflitam sobre o papel dos jovens como agentes de mudança social. O resultado final está previsto para 30 de novembro.

.

O edital 

O concurso “Juventudes e cultura comunitária” premiará vídeos de 1 a 3 minutos de duração realizados por pessoas de 18 a 29 anos residentes nos países membros do programa IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru e Uruguai. Serão concedidos 10 prêmios de US$ 500 aos trabalhos que obtiverem a maior pontuação no processo seletivo.. 

Os vídeos podem pertencer a qualquer gênero audiovisual (documentário, ficção, animação, experimental, jornalístico, entre outros) e devem abordar práticas de trabalho comunitário ou experiências realizadas por jovens, seja por meio de coletivos informais ou organizações culturais comunitárias, povos originários, indígenas e afrodescendentes.

Com este concurso o programa busca reconhecer, dar visibilidade e compartilhar atividades vinculadas, por exemplo, a Pontos de Cultura, centros culturais, rádios comunitárias, associações de bairro ou grupos de produção artística comunitária, nas quais jovens têm liderado processos comunitários como agentes de mudança.

São considerados agentes de mudança os/as jovens que participam de projetos e iniciativas culturais comunitárias que dão visibilidade à diversidade cultural nos lugares em que habitam; que promovem o uso de tecnologias para reduzir a exclusão digital; que promovam o cuidado com o patrimônio cultural e natural de suas localidades; que trabalham e apoiam o cuidado coletivo e a solidariedade em tempos de pandemia, especialmente em relação às populações vulneráveis; que usam linguagens artísticas para transformação social; que promovem seus conhecimentos locais e línguas nativas, entre outros.

.

(*) Texto atualizado em 13 de outubro de 2021, após o prazo e a análise de recursos

.

Confira a lista de candidaturas habilitadas após a análise dos recursos:

Informação às Pessoas Interessadas II – Habilitação- Concurso Juventudes e Cultura Comunitária

.

Consultas: programa@iberculturaviva.org

.

Leia também:

Regulamento do concurso: https://bit.ly/3hyArVK

.