Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.EPara o Topo

Notícias

27

nov
2021

Em Notícias

20 representantes de OCCs da província de Aysén participam do encontro “Voces en los Fiordos”

Em 27, nov 2021 | Em Notícias |

A primeira fase do Encontro Provincial de Organizações Culturais Comunitárias de Aysén (Chile) foi realizada no dia 6 de novembro, no colégio Carlos Condell, localizado em Caleta Andrade, nas Ilhas Huichas. Esta atividade na Patagônia chilena, coordenada pela organização Voces en los Fiordos, reuniu 20 pessoas, representantes de diferentes grupos da província de Aysén.

Entre as organizações participantes estão: Narradores del fin del mundo, Consejo de la Cultura de Puyuhuapi, Compañía Teatro Finis Terrae, Junta de Vecinos Puerto Gala, Agrupación Folclore Español, Comité de Turismo Puerto Gaviota, Colectivo de Danza Aysén, Agrupación Folclórica Austral e Mesa Comunal del folclor Aysén, pertencentes às comunas de Aysén, Guaitecas e Cisnes. 

Esta primeira fase baseou-se na troca de conhecimentos, para conhecer o trabalho de cada grupo ou organização. Foi desenvolvido com uma metodologia que permite um diagnóstico inicial com base nas potencialidades, oportunidades, fragilidades e ameaças.

Durante a jornada, as OCCs reconheceram-se como agentes culturais territoriais, a rede provincial de OCC foi fortalecida e novas possibilidades de organização foram geradas. Elas reconheceram afinidade em suas problemáticas, mas também oportunidades de crescer nas ações junto à comunidade, promovendo o trabalho em rede e na convicção de que este tipo de conferências, apesar das dificuldades climáticas ou de acessibilidade, deve continuar, com o intuito de alcançar um grande encontro regional anual que se configura como um marco para a visibilidade das organizações, do seu trabalho e do impacto nas transformações sociais que implica.

Deste encontro nasceu uma nova organização nas Ilhas Huichas (que se chamará Agrupación Ilusho Tonina), anfitriãs territoriais do encontro. O dia foi encerrado com conclusões como o reconhecimento da importância do trabalho em rede, da organização provincial, da manutenção dos encontros provinciais e, por meio disso, de promover e fortalecer o seu trabalho.  

Esta atividade faz parte do trabalho da recém-criada Mesa de OCC Aysén, promovida pelo programa Red Cultura da Região de Aysén, que gera um projeto de encontro e intercâmbio provincial para conhecer outras organizações, trabalhar em rede e saber como outras organizações fazem o seu trabalho.

 .

⇒Confira o vídeo que resume o encontro:

https://fb.watch/9ywvG6NStm/