Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Destaque

05

out
2021

Em Destaque
EDITAIS
Notícias

20 projetos foram selecionados no Edital de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2021

Em 05, out 2021 | Em Destaque, EDITAIS, Notícias |

(Foto: Oliver Kornblihtt)

.

O programa IberCultura Viva divulgou nesta terça-feira, 5 de outubro, a lista de candidaturas selecionadas no Edital de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2021. As 20 propostas escolhidas receberão até 3 mil dólares cada para utilizar em gastos de produção e comunicação de seus projetos. As postulações são provenientes de 8 países: 4 da Argentina, 4 do Brasil, 3 da Colômbia, 2 da Costa Rica, 1 do Equador, 2 do México, 2 do Peru e 2 do Uruguai.

Esta edição do Edital de Apoio a Redes foi lançada com o objetivo de promover e fortalecer o trabalho e a articulação de redes culturais de base comunitária que integrem povos indígenas, afrodescendentes e/ou coletivos de comunidades migrantes no contexto ibero-americano.

A seleção levou em conta critérios como a adequação aos objetivos estratégicos do programa IberCultura Viva, os impactos artístico-culturais, econômicos e/ou sociais do projeto, a experiência da rede ou articulação proponente, a avaliação da proposta técnica, e a coerência e adequação do orçamento e do plano de trabalho. 

Originalmente, o número de vagas era de até dois projetos por país, mas como nem todos os países tiveram as vagas previstas completadas, o Conselho Intergovernamental decidiu también incluir projetos de redes internacionais que haviam sido apresentados, como foi o caso de dois dos projetos apresentados por Argentina e dois dos apresentados pelo Brasil. As vagas restantes foram concedidas para a Colômbia, país com a maior quantidade de postulações recebidas. 

.

O edital

O período de inscrições ao Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2021 ficou aberto de 14 de junho a 31 de agosto. Dos 57 projetos inscritos na plataforma Mapa IberCultura Viva, foram habilitados 46. A primeira lista de habilitados, com 37 propostas, foi publicada no dia 10 de setembro, quando se abriu o prazo de recursos para que as pessoas postulantes pudessem corrigir a documentação das propostas que foram consideradas inabilitadas por problemas com a inscrição. O prazo de recursos terminou no dia 15 de setembro. Nove recursos foram aceitos pela Unidade Técnica de IberCultura Viva.

No caso do Brasil, apenas aqueles reconhecidos e certificados como Pontos de Cultura poderiam participar como entidades responsáveis, devendo ter o cadastro atualizado na plataforma da Rede Cultura Viva. No caso do Equador, o responsável pelo projeto deveria estar inscrito no Cadastro Único de Atores Culturais (RUAC). No caso do México, só poderiam participar como entidades responsáveis aquelas inscritas no Registro Nacional de Espaços, Práticas e Agentes Culturais (TELAR).

.

Confira a lista de candidaturas selecionadas:

Informação às Pessoas Interessadas III – Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2021 – Resultado