Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

EDITAIS

22

dez
2020

Em EDITAIS
Notícias

Como participar do Edital de Bolsas para o Curso de Políticas Culturais de Base Comunitária

Em 22, dez 2020 | Em EDITAIS, Notícias |

No dia 1º de fevereiro termina o prazo de inscrições do Edital de Bolsas 2021 para a quarta turma do Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária FLACSO-IberCultura Viva. O curso será ministrado entre abril e dezembro de 2021 pelo Campus Virtual da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO) – Sede Argentina.  

As 88 bolsas previstas neste edital serão repartidas equitativamente entre pessoas dos 11 países participantes do programa IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru e Uruguai.  As postulações se realizam por meio da plataforma Mapa IberCultura Viva.

A seguir, apresentamos um guia com as dúvidas mais frequentes e algumas dicas para ajudá-lo a realizar sua inscrição.

A quem se destina este edital?

Este edital é dirigido a pessoas dos 11 países integrantes do programa IberCultura Viva. As pessoas interessadas em concorrer a uma das bolsas devem trabalhar em órgãos públicos de cultura, ser gestores/as culturais independentes em atividade ou membros de organizações culturais de base comunitária ou de povos indígenas. Também devem ter experiência em incidência, elaboração e execução de políticas culturais públicas e/ou em gestão cultural comunitária. Será valorizada a formação universitária em gestão cultural, artes, ciências sociais, humanas ou econômicas.

É necessário contar com acesso à internet e disponibilidade de pelo menos 10 horas semanais para acompanhar o curso virtual de abril a dezembro.

Onde me inscrevo para concorrer a uma bolsa?

Para se inscrever em um edital do IberCultura Viva é necessário registrar-se primeiramente como agente no Mapa IberCultura Viva: https://mapa.iberculturaviva.org/

Esta plataforma permite o registro de dois tipos de agentes: individual e coletivo. Por agentes individuais compreendemos as pessoas físicas, e por agentes coletivos, as organizações culturais comunitárias, entidades, povos indígenas, agrupações e instituições. No caso do edital para concorrer a bolsas do curso da FLACSO, basta o registro de agente individual (pessoa física). 

Aqui está um manual com instruções de como registrar-se na plataforma: http://iberculturaviva.org/manual/

Já participei de outro edital IberCultura Viva por meio desta plataforma. Devo registrar-me mais uma vez?

Não é necessário. O campo “Registrarse” na página inicial é usado apenas na primeira vez. Nas próximas vezes, você deve clicar “Ingresar” para ter acesso ao seu perfil. (Caso tenha esquecido a senha cadastrada, clique em “Olvidé mi contraseña”). Obs: Na primeira vez, ao fazer o registro, o agente é direcionado automaticamente para o perfil. Depois, será necessário clicar em “Editar” para poder acessar/modificar os dados do cadastro.

Uma vez concluído o registro como agente na plataforma, onde encontro o formulário de inscrição do edital?

Quando tiver o perfil de agente registrado, clique em “Editais” (na parte superior da tela do Mapa IBCV) e vá até o arquivo que aparece com o título “Convocatoria de Becas 2021/ Edital de Bolsas 2021”. (Desta vez o formulário se encontra em espanhol e português; o regulamento também aparece primeiro em espanhol, depois em português

Para iniciar sua inscrição, clique no campo de busca, localize o nome da pessoa física titular do registro (deve ser um agente pessoa física previamente cadastrado) e selecione a opção “Realizar inscrição”, disponível ao lado do campo de busca.

Complete as informações requeridas no formulário de inscrição. A qualquer momento é possível salvar os dados de sua inscrição utilizando o botão “Salvar” no canto superior direito. Feito isso, é possível sair da plataforma e continuar o preenchimento em outro momento (antes do término do período de inscrições).

 

Que documentos tenho que completar e/ou enviar?

Além de completar o formulário que se encontra no processo de inscrição do Mapa IberCultura Viva, é necessário enviar um resumo do curriculum vitae e anexar uma declaração jurada assinada, confirmando o compromisso com o curso. O modelo deste documento se encontra no próprio formulário, onde se lê “Declaração jurada” (“baixar modelo”).

A documentação comprobatória (cópia de documento de identidade e certificados de trabalho ou de estudos) também deve ser escaneada e enviada através da plataforma Mapa IberCultura Viva. Pode-se anexar até 10 certificados por pessoa candidata.

Como sei que a inscrição foi enviada?

Caso o seu registro de agente na plataforma não tenha sido completamente preenchido, não será possível enviar sua inscrição. O sistema apresentará um alerta (um ponto de exclamação “!” em vermelho, em que se deve clicar para saber onde está o problema). Se o erro estiver no registro de agente, será necessário clicar no seu nome ou na sua imagem de perfil, acessar “Meu perfil” e editar seu registro, completando todos os campos do formulário que estiverem marcados com o símbolo “*”. Também é preciso selecionar ao menos uma área de atuação, no canto superior esquerdo da página de registro.

A proposta será enviada para a participação no edital somente após o preenchimento de todos os campos do formulário e a inclusão dos anexos obrigatórios (o documento de identidade e o termo de cessão de direitos). Revise as informações antes de clicar em “Enviar inscrição”. Após o envio, não será possível editá-la. A plataforma exibirá a tela de confirmação do envio (o dia e o horário do envio aparecerão na tela com uma tarja verde).

Caso eu seja uma das pessoas ganhadoras do edital, devo pagar algo? Trata-se de um curso gratuito?

As 88 pessoas selecionadas neste edital receberão uma bolsa integral e não terão que pagar nada pelo curso (desde que realizem as avaliações parciais e apresentem o trabalho final). 

Caso eu não esteja na lista de pessoas ganhadoras do edital, poderei me matricular pagando o valor do curso?

As pessoas que não tenham sido selecionadas no edital e/ou aquelas que não são provenientes dos países integrantes do programa IberCultura Viva podem se inscrever pagando a matrícula do curso diretamente para a FLACSO Argentina

Para alunos que moram fora da Argentina, os valores são (em dólares): uma matrícula de US$ 400 e duas cotas de US$ 300. Para alunos que residem na Argentina, os valores são (em pesos): matrícula de $5.400 e 8 cotas de $4.000. (Será concedido um desconto de 10% àqueles que pagarem o valor total adiantado, antes do início das aulas).

As aulas são ministradas em que idioma?

As aulas são ministradas em espanhol, exceto as que estão a cargo de professores brasileiros, que são dadas em português e têm tradução para o espanhol. Para mais informações sobre o curso (admissão, equipe docente, conteúdos, etc), confira a página web de FLACSO Argentina.

Confira o regulamento do edital: https://bit.ly/37H4Vjz

Inscrições: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/161/

Consultas: iberculturaviva@gmail.com

Como se cadastrar no Mapa IberCultura Viva: https://iberculturaviva.org/manual/

Leia também:

IberCultura Viva concederá 88 bolsas para o Curso de Políticas Culturais de Base Comunitária

Saiba mais sobre o curso

http://flacso.org.ar/formacion-academica/posgrado-internacional-en-politicas-culturales-de-base-comunitaria/